Áreas de lazer com brinquedos adaptados para crianças cadeirantes
Curitiba poderá implantar, em praças, parques e outras áreas públicas de lazer, brinquedos adaptados às necessidades de crianças cadeirantes. É o que pretende projeto de lei (005.00306.2013) apresentado pelo vereador Dirceu Moreira (PSL), para quem, “muitas crianças cadeirantes são marginalizadas, consideradas "invisíveis" e excluídas do meio social, mesmo tendo os mesmos direitos que as crianças sem deficiência. As pessoas deficientes têm o direito inerente a respeito por sua dignidade humana, independente da origem, natureza ou gravidade de suas deficiências”, ressaltou.
O projeto de lei autoriza o Executivo a estabelecer parcerias com outros órgãos públicos, entidades e organizações da sociedade civil para a viabilização das novas áreas de lazer. “Um dos assuntos mais abordados referentes às pessoas com deficiência nos dias de hoje é a acessibilidade. O tema é recorrente, pois o movimento das pessoas com deficiência vem lutando há mais de 30 anos para que o transporte, as calçadas, os estabelecimentos comerciais e outros espaços públicos ou de atendimento ao público sejam adaptados às necessidades destes indivíduos”, esclareceu Dirceu Moreira.
Para o vereador, as crianças cadeirantes também são contempladas pelo direito ao lazer previsto pela Constituição, daí a razão de ser da proposta para a instalação desse brinquedos adaptados nos espaços públicos do município. “O projeto atende as diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência”, enfatizou o parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba