Área de estacionamento pode ser ampliada no centro

por Assessoria Comunicação publicado 13/07/2004 00h00, última modificação 05/05/2021 09h19

Os motoqueiros curitibanos poderão desfrutar de maior área destinada ao estacionamento de motocicletas na região central da cidade. Este é o objetivo do projeto de lei de autoria do vereador Luiz Felipe Braga Côrtes, que tramita na Câmara Municipal. "O crescimento da frota de motos é uma tendência consolidada", afirma o parlamentar.
Conforme a proposta, o Executivo avaliará a necessidade de ampliar nas praças e vias públicas da região central, além do número de estacionamento de motocicletas. Havendo viabilidade técnica, caberá à Prefeitura a instalação, na medida dos recursos financeiros existentes e autorizados pela lei orçamentária anual.
"A explicação para o aumento nas vendas é econômica. Com os reajustes das passagens de ônibus e a piora no tráfego, acaba saindo mais barato adquirir uma moto", alerta Côrtes. O vereador explica que uma pessoa que utiliza quatro conduções nos dias úteis acaba gastando, em média, R$ 170. "Enquanto que a prestação de uma pequena moto gira em torno de R$ 90", compara o parlamentar.
Dados
Segundo dados da Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), foram comercializadas, somente no mês de junho deste ano, 78.874 motociclos no Brasil, representando um aumento de 12% se comparado ao mesmo período do ano passado. A entidade informa, ainda, que foram vendidas aproximadamente 170 mil motos na região sul, em 2003.