Arcebispo de Curitiba e advogado recebem Cidadania Honorária
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá, nesta semana, duas sessões solenes para a entrega da Cidadania Honorária da capital – destinada a pessoas nascidas em outros locais, a honraria reconhece os serviços prestados à cidade. Na quinta-feira, às 20 horas, o Legislativo irá conferir o título ao arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Na sexta-feira, às 11 horas, será a vez do advogado Paulo Roberto Caffarelli, ex-presidente do Banco do Brasil. Os eventos serão realizados no Palácio Rio Branco.
A Cidadania Honorária a Dom Peruzzo foi instituída pela lei municipal 14.972/2016, aprovada em plenário há dois anos, a partir de projeto (006.00017.2016) do vereador Tito Zegin (PDT). Natural de Cascavel (PR), o homenageado nasceu em 1960 e foi ordenado sacerdote e presbítero em 1985. É graduado em Filosofia e em Teologia, mestre e doutor em Ciências Bíblicas e foi nomeado arcebispo metropolitano de Curitiba em 2015, pelo papa Francisco. A última visita dele à CMC foi no começo deste mês, à Presidência do Legislativo.
Natural de Cornélio Procópio (PR), Caffarelli teve a Cidadania Honorária proposta por Dr. Wolmir Aguiar (PSC). O projeto (006.00004.2018) foi aprovado em plenário em junho deste ano e deu origem à lei municipal 15.262/2018. Ele presidiu o Banco do Brasil (BB) por dois anos, até o final de outubro. Hoje é o diretor-presidente de uma empresa de pagamentos eletrônicos, controlada pelo BB e pelo Bradesco.
As honrarias entregues pelos vereadores são regulamentadas pela lei complementar municipal 109/2018. Além da Cidadania Honorária, existem o Vulto Emérito, destinado a curitibanos, e os seguintes prêmios: Profissional do Ano, João Paulo II, Ecologia e Ambientalismo, Professor João Crisóstomo Arns, Servidor Público Padrão, Pablo Neruda de Direitos Humanos, Mulheres Empreendedoras, Cidade de Curitiba, Cultura e Divulgação, Mérito Esportivo e Consagração Pública. As sessões solenes podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal do Legislativo no YouTube.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba