Arcebispo apresenta Campanha da Fraternidade 2017 na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 12/04/2017 12h40, última modificação 15/10/2021 11h34

Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba, participou da sessão plenária desta quarta-feira (12) na Câmara Municipal e pediu o engajamento dos parlamentares na Campanha da Fraternidade de 2017, que tem o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Segundo o religioso, o espírito da campanha pode ser resumido na ideia de que se não cuidarmos daquilo que Deus criou, a natureza, isso pode impactar negativamente na vida de outras pessoas. “Quem tem amor pelo Criador vai cuidar do mundo criado e eu estarei bem na medida que meu irmão estiver bem”, explicou.

Peruzzo recomendou aos vereadores que sejam responsáveis em sua ações, especialmente na análise de projetos relacionados ao meio ambiente, pois “elas impactarão nas gerações futuras”. O arcebispo lembrou da Campanha da Fraternidade do ano passado e o impacto que ela trouxe nas comunidades. “Fizemos um debate sobre o descarte do óleo de cozinha usado na natureza e a consequente contaminação da água. Nas estatísticas mais conservadoras, um litro de óleo contamina até 25 mil litros de água. Atualmente temos um trabalho em que coletamos cerca de mil litros de óleo usado por mês”.

Em relação ao assunto, Professor Euler (PSD) adiantou ao arcebispo que vai apresentar projeto de lei para incentivar o descarte correto do óleo de cozinha usado. “Fica aqui como uma boa notícia para o senhor”, disse. Vários vereadores pediram a palavra para saudar o convidado. Tito Zeglin (PDT) lembrou que a Câmara aprovou, por sua iniciativa, na legislatura passada, o título de cidadão honorário ao arcebispo “em reconhecimento a tudo o que tem feito por Curitiba” e que em breve será marcada a data para a entrega da honraria.

Noemia Rocha (PMDB) agradeceu pela contribuição de Peruzzo no debate junto à Assembleia Legislativa sobre o projeto que trata da liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Da mesma forma, Ezequias Barros (PRP) cumprimentou o arcebispo pela participação da comunidade católica no debate sobre ideologia de gênero, realizado em 2015 quando da votação do Plano Municipal de Educação.

Presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB) elogiou Dom José Antonio Peruzzo por sempre estar atento aos temas discutidos no Legislativo e por participar ativamente das discussões. “Também somos sempre muito bem recebidos em reuniões na Cúria e eu agradeço pelo diálogo franco, pela proximidade com o ambiente político municipal”, concluiu.

Por fim, o arcebispo deixou uma mensagem de incentivo e aconselhou os vereadores. “Vivemos tempos difíceis, e muitos têm falado na era da pós-verdade, onde o que impera é o sentimento individualista. Aqueles que falam em nome do povo recebem muitas pressões, levam pancadas. No entanto, as grandes verdades não dependem da notoriedade pública, mas sim do testemunho verdadeiro. Diz um antigo provérbio que a sabedoria está em engolir amargo, mas cuspir doce”.