Aprovados outros três projetos da ordem do dia desta terça-feira
Além do projeto do Executivo para parcelar em 60 vezes uma dívida de R$ 212 milhões com o IPMC (leia mais), a Câmara de Curitiba aprovou, na sessão desta terça-feira (9), outras três propostas de lei. Uma delas, acatada em primeiro turno, concede a declaração de utilidade pública municipal à Associação Paranaense dos Artistas Sertanejos e Amigos (014.00020.2015).
Os membros da entidade estiveram no plenário para acompanhar a votação, que teve 28 votos favoráveis e um contrário, motivado pela ausência de um documento contábil que deveria ter sido anexado. “Será incluído antes da votação em segundo turno”, prometeu o autor do projeto em pauta.
Todas as segundas-feiras, das 20h às 22h, a Associação dos Artistas Sertanejos transmite ao vivo, pela Rádio Mais, um programa de música regional. “Temos uns 300 artistas e ontem, mesmo com chuva, várias pessoas foram à nossa sede acompanhar o programa”, comentou Benedito de Paula, advogado, conhecido como “Caipira do Brasil”. A entidade – que fica na rua Mário Gomes Cezar, 724, no Pinheirinho – também promove uma caravana pelo Paraná, em busca de novos talentos.
Adiadas na véspera, em decorrência do prolongado debate do parcelamento da previdência, duas denominações foram ratificadas: um conjunto habitacional no bairro Parolin que deverá se chamar Teresa Elvira Gomes de Oliveira, servidora falecida no dia 28 de abril (008.00005.2016), e a indicação do Professor Faustino Fávaro para dar nome a um logradouro público (009.00016.2015).
Adiamentos para quarta-feira
Duas proposições tiveram a votação adiada em plenário, por uma sessão, a pedido dos autores. Uma delas trata da declaração de utilidade pública à Academia Brasileira de Canoagem (014.00018.2016), que tem sede em Curitiba, onde funciona o centro de treinamento de canoagem de velocidade. A outra matéria pretende garantir que pessoas com deficiência possam ser atendidas na unidade de saúde mais próxima de onde moram (005.00059.2015). Elas constarão para primeiro turno na ordem do dia desta quarta-feira (10).
Restrições eleitorais
Durante o período eleitoral, a autoria das peças legislativas, nas notícias da Câmara de Curitiba que abordam requerimentos e projetos, ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas). Restrições também ocorrerão na cobertura do plenário, para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois no pleito municipal serão escolhidos a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba