Aprovados investimentos em programas sociais

por Assessoria Comunicação publicado 18/10/2006 19h40, última modificação 14/06/2021 06h54

O plenário da Câmara  de Curitiba aprovou, nesta quarta-feira (18),   liberação de recursos para investimentos em programas de desenvolvimento na cidade. O primeiro, direcionado para a regularização de assentamentos precários das Vilas Concórdia e União Ferroviária, e o segundo, para reforma de terminais do transporte coletivo.
Como estava previsto desde as sessões de recebimento de emendas, os projetos foram aprovados, considerando-se a necessidade dos investimentos para assegurar obras de desenvolvimento para Curitiba. A bancada de oposição, porém, pediu planejamento do mesmo porte para todo o município, detalhamento e maior clareza  no cronograma de obras para viabilizar sinalização das execuções para  cada comunidade atendida.
Assentamentos
O primeiro projeto aprovado e que irá promover  integração dos assentamentos, tanto quanto obras de apoio das vilas citadas, possui um valor de aproximadamente R$ 2 milhões. Trata-se do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos  Precários, que inclui infra-estrutura básica, implantação de rede coletora de esgoto e ligações domiciliares, rede de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e revestimento de saibro nas ruas, além da demarcação de quadras e construção de um Centro de Referência da Assistência Social. Este programa ainda prevê  o trabalho técnico social para todas as 874 famílias dos assentamentos, que vivem em padrões de baixa qualidade de vida.
Terminais
O segundo projeto aprovado e que importa em  pouco mais de R$ 8 milhões  destina-se à reforma de terminais do transporte coletivo, adequação de estações-tubo   e também para campanhas atrativas ao uso do transporte, já que se pretende garantir deslocamentos mais rápidos, seguros e confortáveis.