Aprovado título de vulto emérito a médico do Pequeno Príncipe
O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta terça-feira (17), com unanimidade, projeto de lei que concede o título de vulto emérito ao médico pediatra Donizetti Dimer Giamberardino Filho, diretor clínico do Hospital Infantil Pequeno Príncipe. “É preciso reconhecer esse trabalho e tudo o que ele tem feito de bom para as crianças de Curitiba e do Paraná, em um hospital que é referência no atendimento infantil, no Brasil e no exterior”, justificou Dr. Wolmir Aguiar (PSC), autor da homenagem.
O vereador lembrou que o título de vulto emérito (007.00006.2019) é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo a uma pessoa nascida em Curitiba e apresentou o currículo do médico, que atua no Pequeno Príncipe desde a década de 1970. “Durante o curso de medicina, na Universidade Federal do Paraná, foi empregado no então Hospital Pequeno Príncipe, na condição de auxiliar de laboratório, quando conciliava suas rotinas de estudo e de trabalho, e do qual nunca mais se desligaria ao longo de toda a sua carreira”, contou o parlamentar.
Wolmir Aguiar lembrou que Donizetti nasceu em 21 de maio de 1953 e é descendente de imigrantes italianos, que firmaram raízes em Curitiba. Destacou ainda que, desde 1995, o pediatra é diretor clínico do HIPP, instituição que “se tornou um dos maiores e mais referenciados centros pediátricos do Brasil”, onde mais de 1.500 profissionais de saúde já complementaram sua formação e especialização em estágios e residências médicas.
Ainda na vida profissional, o homenageado exerceu o cargo de médico auditor no Ministério da Saúde e teve atuação em diversos órgãos de classe relacionados à medicina: foi presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria; ocupou diversos cargos diretivos na Sociedade Brasileira de Pediatria; é titular da cadeira nº 10 da Academia Paranaense de Pediatria; foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná; e atualmente é membro do Conselho Federal de Medicina.
Os vereadores Julieta Reis (DEM), Maria Manfron (PP) e Ezequias Barros (Patriota) manifestaram apoio à homenagem e exaltaram o trabalho desenvolvido por Donizetti, especialmente por sua história junto ao Pequeno Príncipe. “O município de Curitiba reconhece no seu trabalho os relevantes serviços prestados e incentiva a continuidade deles, em prol de uma política pública de saúde humana e efetiva”, finalizou Wolmir Aguiar.
Adiado
Foi adiada por uma sessão a votação do projeto de lei que declara de utilidade pública o Instituto Mude, entidade que “tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para que contribua de forma prática para a transformação da cultura no que diz respeito à corrupção”, conforme página do movimento no Facebook. O adiamento se deu em função da ausência da autora da proposição, vereadora Noemia Rocha (MDB) em plenário, no momento da votação.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba