Aprovado texto original da LDO

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2007 19h50, última modificação 16/06/2021 10h18
Apenas quatro das 37 emendas apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foram aprovadas em primeiro turno pela Câmara de Curitiba, nesta terça-feira (26), mantendo o texto original do projeto enviado pelo prefeito Beto Richa. As emendas, apresentadas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, representam correções de ordem técnica a artigos do texto, não configurando modificações nas metas propostas de estabelecer normas para execução do Orçamento Público de 2008, estimado em receita total de R$ 3,150 bilhões e despesa de R$ 3,119 bilhões.
Nesta quarta-feira (27), a matéria retorna ao plenário para a segunda votação.
Emendas
A maior parte das emendas foi apresentada pela oposição, segundo sua líder, Professora Josete (PT), como “direito e opção política de cada vereador”. De acordo com o presidente da Comissão de Economia, vereador Jairo Marcelino (PDT), “o atual sistema adotado pelos dois poderes restringe o número de emendas com base na Lei de Responsabilidade Fiscal. O cumprimento à lei complementar faz com que a Secretaria Municipal de Finanças já elabore a LDO com as inclusões necessárias, reivindicadas pela comunidade através das consultas e audiências públicas”.
Para o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), é importante ressaltar o atendimento feito às reivindicações da comunidade, visível pelo número de obras e serviços prestados à população, nos mais diferentes setores. “Curitiba, hoje, está em situação de avanço indiscutível”, ratificou.
Sessões
Com a votação do segundo turno da LDO, o Legislativo municipal encerra suas atividades plenárias referentes ao primeiro período do ano, retornando em agosto. Para não prejudicar o andamento das votações que fizeram parte da pauta nesta semana, o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), optou pela realização de sessões extraordinárias desde segunda-feira (25), iniciadas às 15h, para possibilitar maior espaço aos debates.