Aprovado requerimento para recriar Comissão Especial da Copa
Requerimento de diversos vereadores, aprovado na sessão desta quarta-feira (6), vai recriar a Comissão Especial para Acompanhamento dos Assuntos Relacionados com a Copa do Mundo de 2014 e com a Olimpíada de 2016. Agora cabe aos líderes a indicação dos membros do colegiado, obedecida a proporcionalidade partidária ou dos blocos parlamentares.
A proposição determina o prazo de 24 meses para o funcionamento da comissão temporária, passível de renovação, além da composição por nove membros. O colegiado temporário teve as atividades encerradas no fim de 2012, com o término da legislatura. Na ocasião, era presidido pelo vereador Pedro Paulo (PT), atual líder do prefeito.
Duas proposições referentes à comissão especial foram retiradas, na véspera. Um dos requerimentos havia sido protocolado por Paulo Rink (PPS) e o outro por diversos parlamentares. A ideia foi apresentar um texto com consenso entre os vereadores. Pedro Paulo destaca a importância da continuidade dos trabalhos do colegiado, “às vésperas” da Copa do Mundo no país.
Rink disse que o novo requerimento teve a assinatura de quase todos os vereadores e que a comisão vai permitir ao Legislativo a fiscalização dos recursos públicos investidos na cidade, sub-sede do Mundial. Em 2012, dentre as ações desempenhadas pelos integrantes do colegiado, destacam-se o acompanhamento de obras de infraestrutura para o evento esportivo e a alteração na lei que destina potencial construtivo à reforma do Joaquim Américo, conhecido como Arena da Baixada, local onde serão realizados os jogos na capital.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba