Aprovado relatório final sobre o Parque Barigüi

por Assessoria Comunicação publicado 13/12/2006 18h45, última modificação 14/06/2021 11h46
O vereador Jorge Bernardi (PDT), relator da Comissão Especial que discutiu, na Câmara de Curitiba, a finalidade do Centro de Exposições do Parque Barigüi, usou a tribuna, na sessão plenária desta quarta-feira (13), para fazer a leitura do relatório final, aprovado pelos parlamentares. Além de Bernardi, integraram a Comissão os vereadores Julieta Reis (PSB), que presidiu os trabalhos, Rui Hara (PSDB), Professora Josete (PT) e Ney Leprevost (PP).
“Para atender o objetivo, foram colhidos depoimentos, realizadas visitas e analisados documentos para obtenção dos subsídios necessários”, comentou o parlamentar. No decorrer das reuniões, foram ouvidos o assessor técnico do Instituto Curitiba de Turismo, Carlos Eduardo Guimarães; os integrantes do Ippuc, Ricardo Bindo, Eduardo Kosop e Célia Bim; o diretor das relações governamentais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná, Henrique Lenz Cezar Filho; o representante do Convention Bureau, João Ricardo Furtado Umbelino; o presidente da Associação Brasileira de Agente de Viagens do Paraná (Abav), Antônio Azevedo, e a presidente da Associação Brasileira de Guias de Turismo, Ivete Fagundes, entre outros.
Conclusão
A Comissão concluiu pela necessidade de ampla reforma no espaço e conseqüente aporte de recursos para que volte a funcionar atendendo os interesses da cidade. A sugestão é que a Prefeitura deve elaborar um Plano Diretor de Turismo integrado com a região metropolitana, o Paraná e a região Sul do País. “O plano deve conter o diagnóstico, prognóstico, apontar deficiências, pontos positivos, estratégias, custos e prioridades para que Curitiba se torne efetivamente uma cidade turística no contexto nacional e mundial, gerando renda e riqueza para os curitibanos”, explicou Bernardi. Deverá buscar, também, a integração dos equipamentos existentes na cidade, como na rede hoteleira e gastronômica, equipamentos culturais, esportivos e religiosos, monumentos históricos e naturais, parques, locais de eventos, meios de transporte, comunicação, entre outros.
Ampliação
“O Centro de Exposições do Parque Barigüi deve ser mantido e revitalizado, o que significa modernizado, reformado e ampliado, inclusive para outros usos além de feiras, já que se constitui um espaço cultural e turístico de tradição da cidade”, apontou Bernardi, destacando que o gerenciamento do espaço deve ficar por conta do órgão de turismo municipal, a exemplo do que ocorre em outros municípios, podendo ser locado para eventos particulares.”
O relatório deverá, agora, ser encaminhado ao prefeito Beto Richa, aos secretários do Turismo, Luiz Carlos de Carvalho, e de Assuntos Metropolitanos, Domingos Caporrino Neto, e ao presidente do Ippuc, Luís Henrique Cavalcanti Fragomeni, bem como para todas as entidades e autoridades que participaram dos trabalhos.