Aprovado reforço na sinalização para cegos

por Assessoria Comunicação publicado 13/05/2010 16h25, última modificação 29/06/2021 10h25
O plenário da Câmara de Curitiba aprovou, nesta semana, requerimento da vereadora Noemia Rocha (PMDB) propondo a implantação de sinalização específica para deficientes visuais – pistas táteis – em toda área central. O objetivo da medida, segundo a parlamentar, é facilitar a vida da população e garantir o bem-estar de todos.
A vereadora peemedebista esclarece, ainda, que a falta desta sinalização foi sentida pela comunidade. De acordo com a parlamentar, integrantes da Associação dos Comerciantes e Moradores da Área Central de Curitiba observaram a dificuldade e procuraram seu gabinete de trabalho em busca de solução.
Mais pistas
Noemia lembra que já existe sinalização em toda extensão do calçadão da rua XV de Novembro e parte da Marechal Deodoro, mas devido ao número de pessoas que circulam pelo Centro mais pistas devem ser incorporadas. “Alguma atitude precisa ser tomada, pois a população com problemas visuais tem todos os dias uma grande dificuldade ao andar nas ruas”, justificou.
O documento aprovado também pede cumprimento da legislação federal sobre a mobilidade aos portadores de deficiência visual. A parlamentar considera que a adoção desta medida pode “alavancar a cidade de Curitiba como protagonista na implementação de políticas públicas prioritárias para promoção de mobilidade urbana aos deficientes visuais”.