Aprovado projeto que cria a Semana Municipal da Saúde do Homem

por Assessoria Comunicação publicado 06/05/2014 13h40, última modificação 23/09/2021 09h25

Foi aprovado em primeiro turno, na sessão plenária desta terça-feira (6), o projeto de Dirceu Moreira (PSL) que cria a Semana Municipal da Saúde do Homem. “Trata-se de um projeto que visa facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde em Curitiba”, afirmou o vereador (005.00313.2014).

Os vereadores aprovaram, junto com o texto original, uma emenda supressiva que excluiu os incisos VIII e IX do artigo 2o. do projeto de Dirceu (033.00017.2013). “Foi apenas um ajuste técnico feito em atendimento à recomendação da procuradoria jurídica da Casa (Projuris)”, justificou.

Dirceu citou a pesquisa promovida pela publicação Saúde Brasil, que destaca o fato de que de cada 3 adultos que morrem no Brasil, 2 são homens. A cada 5 pessoas que morrem de 20 a 30 anos, 4 são homens, afirma a pesquisa. Para o vereador, “em razão de fatores culturais, médicos e institucionais, homens apresentam resistência aos tratamentos de saúde, vindo a desenvolver doenças próprias do sexo masculino”.

O vereador lembrou que dos 146 projetos apresentados por ele ao longo de suas atividades parlamentares, 58 foram voltados à área de saúde. “No caso deste projeto, a ideia também é estimular os homens a buscar orientação e o devido tratamento médico, contribuindo dessa forma para a diminuição do alto índice de mortalidade causado pela desinformação e pelo preconceito”, argumentou o vereador.

Professora Josete (PT) disse que normalmente não costuma apoiar projetos que criam datas comemorativas e iniciativas similares, mas no caso desse projeto ela não teria problema algum em prestar apoio e votar de forma positiva. “Esse projeto é louvável, pois visa quebrar as barreiras culturais e os preconceitos que dificultam o tratamento das doenças específicas a que os homens estão sujeitos”, afirmou Josete.

Os vereadores Zé Maria (SDD), Helio Wirbiski (PPS), Valdemir Soares (PRB), Pedro Paulo (PT) e Noemia Rocha (PMDB) também se manifestaram no sentido de destacar as qualidades do projeto, que agora aguarda a sanção do prefeito Gustavo Fruet.