Aprovado Polo Gastronômico da Itupava e quatro homenagens

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2016 13h10, última modificação 13/10/2021 09h48

Nesta segunda-feira (12) foi aprovado o projeto de lei que cria o “Polo Gastronômico da Itupava”, no trecho desta rua que fica entre as ruas Prefeito Ângelo Lopes e Schiller, no bairro Hugo Lange (005.00081.2016). Segundo o autor, Bruno Pessuti (PSD), o objetivo é incentivar a promoção do desenvolvimento local a partir das diretrizes dadas pelo Plano Diretor de Curitiba (lei municipal 14.771/2015) – aprovado pelos vereadores no ano passado (leia mais).

O artigo 121 do Plano Diretor determina o incentivo à criação de polos gastronômicos, que são “aglomerações urbanas, caracterizadas por localizarem-se em locais de passagem comercial, capazes de promover transformações para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica, através da formação de parcerias, acordos e convênios, aumentando a condição de produção local, aproximando os agentes do setor e permitindo a qualificação permanente do segmento, em prol do crescimento econômico e social, assim como o fortalecimento da identidade local”.

Conforme o texto, apresentado em 16 de junho, o “Polo Gastronômico da Itupava” deverá preservar os seguintes critérios: o livre trânsito de veículos e pedestres; a segurança local; a harmonia estética; a sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes; o combate ao comércio ambulante irregular; a realização de apresentações musicais, poéticas e artísticas; de festivais e encontros gastronômicos e culturais; e a melhoria da iluminação e calçadas.

Homenagens
“Pediria que a homenagem ao pastor Antônio Rudolfo Hanauer fosse denominar o Centro de Treinamento da Guarda Municipal”, solicitou Helio Wirbiski (PPS), “pois ele foi um dos criadores e incentivadores deste projeto dentro da corporação” (009.00027.2016). Falecido em dezembro de 2015, com 59 anos de idade, ele era superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social. Também presidia o PDT em Curitiba, fundou a Igreja Chama Viva e foi o primeiro ouvidor da Guarda Municipal. “Um ser humano amável e companheiro", declarou, em nota oficial na ocasião, o prefeito Gustavo Fruet.

O plenário também aprovou a indicação de Feliciano Kurek para denominar um logradouro público (009.00033.2016), por sugestão de Tito Zeglin (PDT). “Um dos primeiros moradores do bairro Santo Inácio, onde viveu por 76 anos”, justificou o parlamentar no projeto. Duas cidadanias honorárias completam a lista de homenagens aprovadas nesta segunda-feira, que serão votadas novamente amanhã em segundo turno.

Bruno Pessuti indicou o chileno Mário José Rebolledo Pino, funcionário da New Holland, para receber a cidadania honorária (006.00010.2016). Já Mauro Ignácio (PSB) pediu que a distinção seja entregue a Abílio de Oliveira Santana, que é diretor da Hellograf, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná, membro da Federação das Indústrias do Estado e do Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Industria do Estado do Paraná (006.00018.2016).

Utilidade pública
O plenário também concordou com a concessão de declaração de utilidade pública à Associação de Pais, Professores e Funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil Paquetá (014.00047.2016), protocolada por Cacá Pereira (PSDC), e um ajuste no documento da entidade Projeto Mutirão Profeta Elias (015.00004.2016), requerida por Pedro Paulo (PDT).