Aprovado nome de Serra para cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 08/06/2009 19h20, última modificação 24/06/2021 09h01
O governador de São Paulo, José Serra, foi indicado pelo vereador Francisco Garcez (PSDB) para receber o título de cidadão honorário curitibano. A proposição foi discutida e aprovada em primeiro turno na sessão plenária desta segunda-feira (8), na Câmara de Curitiba.
Para o parlamentar, a homenagem, que ainda não tem data marcada, é o reconhecimento dos paranaenses e especialmente dos curitibanos “ao trabalho deste homem, que dignifica e engrandece a política do País.” Garcez lembrou que, em recente visita de Serra a Curitiba, quando se reuniu com o prefeito Beto Richa, sua contribuição à cidade como ministro da Saúde foi destacada e elogiada. “Serra foi o responsável pela inserção dos remédios genéricos no mercado, democratizando e facilitando o acesso aos mais diversos tipos de medicamentos consumidos pela população menos favorecida”, disse.
O programa de combate à aids faz de Curitiba centro de excelência nacional no tratamento, com diminuição drástica de óbito e benefícios na qualidade de vida dos portadores do vírus. “São iniciativas que chegaram à capital pelas mãos do então ministro José Serra.”
Líder da bancada tucana, Serginho do Posto lembrou que Serra firmou, com o governador Roberto Requião, termo de cooperação entre São Paulo e Paraná para troca de informações econômico-fiscais e alteração no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Não há aumento da carga tributária e cresce a arrecadação, por meio do combate à sonegação”, explicou. Do mesmo partido, o vereador Jair Cézar considerou legítima a homenagem de qualquer cidade à Serra, pelo trabalho desenvolvido na saúde. Também elogiaram a indicação os vereadores Denílson Pires (DEM), Caíque Ferrante (PRP), Juliano Borghetti (PP), Zé Maria (PPS) e Julieta Reis (DEM).
Trajetória
José Serra foi eleito deputado federal constituinte em 1986 e conquistou a reeleição em 1990, com quase 340 mil votos. Criou o financiamento do seguro desemprego e o Fundo de Amparo ao Trabalhador. Ocupou o Ministério do Planejamento e Orçamento no governo Fernando Henrique Cardoso e, logo depois, assumiu o Ministério da Saúde.
No cargo, coordenou emenda que fixou valores mínimos para o gasto público em saúde no Brasil. Comandou campanha de combate à aids, referência no mundo e adotada por diversos países. Serra implantou os genéricos, eliminou os impostos federais de medicamentos de uso continuado, entre outras medidas.
Ainda como ministro, ampliou as equipes do programa Saúde da Família e expandiu as cirurgias de transplante de órgãos. Promoveu centenas de milhares de cirurgias por intermédio de mutirões, introduziu a vacina contra a gripe, eliminou doenças como o sarampo e concluiu e equipou centenas de unidades de saúde em todo o Brasil.