Aprovado Conselho Histórico Geográfico para Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 16/05/2006 19h10, última modificação 09/06/2021 10h21
Projeto de lei que institui o Conselho  Municipal Histórico e Geográfico de Curitiba, o CHGC foi aprovado pela Câmara de Vereadores, em segundo turno,  nesta terça-feira (16). A proposta é do vereador Paulo Salamuni, líder do PV que defende “a preservação da memória da cidade, de seu povo, dos equipamentos urbanos e do meio ambiente à luz das ciências associadas à História e Geografia”.
O parlamentar coloca a Fundação Cultural de Curitiba como órgão gestor técnico-administrativo do novo instituto que terá um colegiado  incluindo representantes do próprio poder Legislativo, da Prefeitur, Universidade Federal, do Instituto Histórico e Geográfico e ainda, de cada universidade particular  reconhecida pelo MEC. Salamuni também pretende que o novo instituto use e abuse da informatização, disponibilizando meios através da internet para informações  aos interessados.
“O Conselho será um fórum de estudos e debates sobre as questões históricas e geográficas  de Curitiba”, afirma o parlamentar. Para Salamuni uma das boas atribuições do CHCG será a constituição de um dicionário histórico e geográfico, “por entanto inexistente e que será de muita valia para consultas não só dos nossos munícipes, mas também, de outros locais”,  complementa, acrescentando que “se pararmos para pensar, o nome de cada  logradouro, rua ou até edifício público traz uma parte da história da capital paranaense, porém, pouco, ou quase nada, se sabe sobre quem foram os homenageados”.