Aprovadas sugestões para construção de piscinão e capela mortuária

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2018 16h35, última modificação 27/10/2021 09h05

Duas sugestões de ato administrativo ou de gestão direcionadas à Prefeitura de Curitiba foram aprovadas pelo plenário da Câmara Municipal na sessão plenária desta terça-feira (19). A primeira, proposta por Toninho da Farmácia (PDT), pede a implantação de uma caixa de contenção de águas da chuva, ou piscinão, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A segunda, de Geovane Fernandes (PTB), sugere a construção de uma capela mortuária no Xaxim. Ambas as votações foram simbólicas, sem nenhum voto contrário.

Toninho da Farmácia sugere que a prefeitura construa o piscinão às margens do rio Barigui, entre a linha férrea e a Rodovia do Xisto (203.00083.2018). “[No começo do ano] foi um grande volume de água”, disse, ao citar alagamentos que afetaram vários moradores da CIC no início de 2018. Segundo ele, o manilhamento irregular demanda uma atenção especial do Executivo. “Nós pedimos também uma recuperação ambiental, pois a região tem servido de lugar de descarte de entulhos que [contribuem para] assorear ainda mais o rio”, complementou.

Favorável à sugestão, Professor Euler (PSD) parabenizou o autor do requerimento. “Trata-se de uma questão de saneamento público e, consequentemente, tem reflexo na saúde”, observou, ao lembrar que fez um pedido para troca de manilhas mas foi questionado quanto ao impacto ambiental. A ideia da proposta ao Executivo, de acordo Toninho da Farmácia é proteger as pessoas e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. O parlamentar ainda destacou a construção de diques pela administração municipal e agradeceu, em especial ao Departamento de Pontes e Drenagens da Secretaria Municipal de Obras Públicas, dirigido por Augusto Meyer, a quem chamou de “competentíssimo”.

Já Noemia Rocha (MDB) disse ter votado favoravelmente à proposição de Toninho da Farmácia, apesar da sua sugestão pela criação da Secretaria Municipal Antidrogas ter sido rejeitada pelo plenário, na semana passada. “Eu estive ontem na abertura da Semana Antidrogas [Semana Municipal de Prevenção às Drogas] e comentei com a representante do Senado sobre o que aconteceu e ela ficou indignada”.  “Fiquei muito aborrecida de terem tirado o meu direito de fazer uma sugestão ao município”, disse a vereadora que adiantou que vai propor a implantação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Capela mortuária

De Geovane Fernandes, foi acatado o requerimento que sugere à administração municipal o estudo para a construção de uma capela mortuária na rua Jacob de Rosso, bairro Xaxim (203.00082.2018). O autor indica dois terrenos públicos localizados na via, cada um medindo 750m². “Como a região do Boqueirão só tem duas capelas no Cemitério Municipal do Boqueirão [capela 1 e capela 2] e outra na Paróquia Nossa Senhora da Paz, no baixo Boqueirão, e levando em consideração que a população da região já superou 200 mil pessoas, fica a sugestão ao Executivo”, disse o vereador.

Bosque da Casa Gomm
Goura (PDT) conseguiu a aprovação do plenário para requerimento de moção de apoio e solidariedade ao Movimento Cívico "Salvemos o Bosque da Casa Gomm" (059.00006.2018). De acordo com o parlamentar, o Bosque Gomm foi uma “conquista cidadã dos movimentos cívicos que se contrapuseram a uma força econômica muito grande”. Com este movimento foi preservada uma área verde muito importante no bairro Batel. “A ideia é enaltecer esse esforço que frutificou num logradouro público muito importante para a cidade. O parque inglês que o prefeito quer implementar no Parque Gomm deve ser uma complementação”, finalizou o parlamentar.

Audiência pública
Também foi acatado o requerimento que formaliza a realização de audiência pública sobre as políticas públicas locais de combate ao consumo de drogas (407.00020.2018). Proposto por Ezequias Barros (PRP), presidente da Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas, o evento será nesta quarta-feira (20), às 14h, no auditório do Anexo II do Legislativo – acesso pela rua Lourenço Pinto com a avenida Visconde de Guarapuava (leia mais).