Aprovadas sugestões ao Executivo para melhoria da mobilidade em Curitiba
Em votação simbólica, nesta segunda-feira (30), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram sugestão de Bruno Pessuti (Pode), para que o Executivo crie, na Superintendência de Trânsito, uma assessoria de mobilidade. A nova estrutura teria foco nos motoristas de aplicativo, para otimizar essas atividade econômica na capital do Paraná (203.00419.2020).
“O objetivo é melhorar a infraestrutura da cidade no que se refere à sinalização, pontos de embarque e desembarque e pontos de parada, além da fiscalização das plataformas e motoristas”, explicou Pessuti, lembrando que 20 mil pessoas trabalham em aplicativos de transporte compartilhado. “Há todo um ecossistema envolvido, pois a arrecadação não se limita aos R$ 25 mihões por ano [de taxas]. Existe a lavação dos veículos, a alimentação dessas pessoas, os serviços de locação e de manutenção dos veículos”, acrescentou.
Em outro flanco, Ezequias Barros (PMB) aprovou sugestão para o Executivo estudar a desoneração dos concessionários do transporte escolar da outorga anual em 2020, “pois não há aulas desde março”. Ele relatou uma conversa com o presidente das Urbs, Ogeny Neto, na qual o gestor demonstrou sensibilidade com a situação, mas disse ser necessário a Prefeitura de Curitiba considerar a aplicação da medida, pois isso implicaria numa compensação à Urbs (201.00066.2020).
No âmbito da mobilidade, Serginho do Posto (DEM) viu o plenário aprovar, simbolicamente, pedido seu para que se estude a viabilidade de uma linha de ônibus conectando os terminais da Vila Oficinas e Capão da Imbuia com ponto final em frente ao Hospital Erasto Gaertner (203.00421.2020). “Recebemos um abaixo-assinado da população”, justificou o parlamentar, destacando a importância desse contato da região Leste com a instituição de saúde. Já Toninho da Farmácia (DEM) requer que pontos de ônibus da linha Vizinhança/Santa Rita, da Rodovia do Xisto até a via João Bettega, recebam abrigos para quem espera o transporte (203.00420.2020).
Canais de comunicação
Duas sugestões de ato administrativo elaboradas por Oscalino do Povo (PP) foram aprovadas pelo plenário. Ele pede em ambas que a Prefeitura de Curitiba amplie seus canais de comunicação com os habitantes da cidade, mediante a integração da Ouvidoria com a rede social whatsapp (203.00423.2020) e a criação de um 0800 na Central 156 (203.00422.2020). “Assim a comunidade curitibana poderá escolher qual a melhor forma de contatar a prefeitura”, argumenta.
Além de nove votos de congratulações, o plenário também aprovou que a CMC realize sessão solene virtual de encerramento do Prêmio Gestor Público do Paraná 2020, no dia 10 de dezembro (061.00006.2020). O requerimento foi protocolado pelo presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), a pedido do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba