Aprovadas em primeiro turno duas denominações de logradouro
Dois projetos foram aprovados em primeiro turno na sessão plenária desta desta terça-feira (15) na Câmara Municipal. Um deles, de autoria de Felipe Braga Côrtes (PSD) denomina de Julio Raphael Gomel um dos logradouros públicos da capital (009.00001.2017) e foi acatado com 26 votos favoráveis. O homenageado foi coordenador do antigo Inamps e diretor do Serviço de Saúde Hospitalar da Fundação Serviço de Saúde do Paraná.
De acordo com Braga Côrtes, Julio Raphael Gomel recebeu duas das maiores honrarias do Conselho Regional de Medicina do Paraná: a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico, em 2002, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário, e o Diploma de Mérito Ético-Profissional, pelos 50 anos de exercício da atividade de forma íntegra, alcançados em 2004. Gomel também era membro da Academia Paranaense de Medicina. O projeto recebeu uma emenda corrigindo a grafia do nome do homenageado (035.00001.2017).
Também com 26 votos positivos, aprovada a proposição do vereador Tito Zeglin (PDT) que denomina de Ermínia Tucholski um dos logradouros públicos da capital (009.00015.2017). Nascida em 1946, Ermínia teve uma infância marcada por dificuldades, trabalhando inclusive na lavoura. “O pouco tempo que conseguiu frequentar a escola foi marcado por muito sacrifício, tendo que caminhar por alguns quilômetros a pé e, muitas vezes, sem calçados”, diz o texto de justificativa, que complementa: “Seu espírito é admirável porque foi incansável. Nunca ouvimos um lamento seu, mesmo sabendo que muitas vezes estava cansada, exausta e dolorida. Apesar das dificuldades, sempre continuou lutando pela felicidade e bem-estar dos que amava sem exigir nada em troca”. Ambos os projetos retornarão à pauta desta quarta (16) para a votação em segundo turno.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba