Aprovada utilidade pública a ONG que atende deficientes intelectuais
Os vereadores aprovaram em primeira votação, na sessão plenária desta segunda-feira (14), quatro projetos de lei em tramitação na Câmara de Curitiba. As matérias ainda precisam de confirmação em segundo turno, nesta terça (15), para seguirem à sanção ou veto do prefeito. Entre as proposições, foi acatada por unanimidade a proposição de Tito Zeglin (PDT) que declara de utilidade pública a ONG OLÁ Lar Assistido, instituição com o objetivo de amparar e promover a independência e a qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual, por meio de terapias assistidas e da integração com os familiares (014.00057.2017, com a emenda 034.00005.2018).
Segundo o autor, a organização foi criada em 2015 com o propósito de auxiliar pais cujos filhos possuem deficiência intelectual. “O que será de nossos filhos quando não estivermos mais aqui?”, citou Zeglin sobre o que motivou os responsáveis a se reunirem. Conforme o vereador, o principal objetivo da instituição é preparar essas pessoas para que tenham independência quando não tiverem mais o apoio dos pais.
“A associação faz um trabalho para ensinar a eles a terem independência. Estamos viabilizando a liberação de recursos públicos”, citou o líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB), ao indicar a “extrema importância” do trabalho desenvolvido pela ONG. Ele citou o caso de um pai, de 70 anos, que cuida do filho autista, de 40 anos de idade. “Por ter um grau de autismo muito alto, vai ficar marginalizado [quando o pai morrer]”, declarou.
Cidadão honorário
Foi aprovado, com 23 votos favoráveis, o projeto de Geovane Fernandes (PTB) que concede o título de Cidadania Honorária de Curitiba ao padre Osni Pavão dos Anjos (006.00019.2017). Nascido em 1980, na cidade da Lapa, se formou em Filosofia, Teologia, Letras e é pós-graduado em Psicanálise, com mestrado na mesma área. Atualmente é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, no Xaxim.
“Sempre atuante na comunidade como coroinha, foi convidado pelo padre José Carlos Veloso a conhecer o seminário”, onde ingressou em 1995”, contou Geovane Fernandes. “Convivi com ele que fez um trabalho social muito importante para a comunidade”, acrescentou o presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB). Ele ressaltou a dedicação de Pavão dos Anjos não apenas às atividades religiosas, mas também aos estudos.
Outros projetos
Foi acatada ainda, com 25 votos favoráveis, a declaração de utilidade pública municipal à Associação Rede de Benefícios para a Saúde (014.00079.2017), por proposição de Felipe Braga Côrtes (PSD). Por unanimidade, foi aprovada também a denominação de logradouro público como Janira de Oliveira Xavier (009.00004.2018), por indicação de Sabino Picolo (DEM). Natural de Vitória da Conquista (BA), chegou a Curitiba em 1974 e faleceu em fevereiro passado.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba