Aprovada urgência para inclusão do Outubro Rosa no calendário oficial

por Assessoria Comunicação publicado 20/09/2017 16h05, última modificação 21/10/2021 08h06

*Atualizada às 8h45 de quinta-feira para corrigir o teor do projeto, alterado por um substitutivo em agosto. A iniciativa deixa de criar o comitê para prevenção do câncer de mama, por recomendação da Procuradoria Jurídica, para incluir o Outubro Rosa no calendário oficial.

O plenário da Câmara de Curitiba aprovou o pedido de regime de urgência para o projeto que inclui o Outubro Rosa no calendário oficial da cidade, de iniciativa do vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC). Assim, a proposta deixa de tramitar nas comissões e será votada em plenário já na semana que vem
(005.00051.2017, cujo teor foi atualizado pelo substitutivo 031.00025.2017).

Aguiar deu algumas justificativas para aprovação da urgência na tramitação (071.00007.2017). Uma delas foi “o atraso para a emissão do parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara”. De acordo com Dr. Wolmir, “temos em nosso regimento que a procuradoria tem 30 dias pro seu parecer, mas no caso desse projeto houve um atraso de 4 meses”.

Dr. Wolmir reclamou de o projeto estar parado na Comissão de Serviço Público há 45 dias. “O colegiado apreciou projetos do prefeito e os demais foram preteridos, sendo que não houve convocação de reunião extraordinária”, complementou. Com a urgência, ele busca aprovar a norma semana que vem, última antes do início de outubro - mês da campanha de conscietização sobre o câncer de mama.

Professora Josete (PT), que ocupa a presidência da Comissão de Serviço Público na licença-saúde do vereador Paulo Rink (PR), sugeriu que a “matéria poderia estar na pauta do dia 27 [quarta-feira da semana que vem” e justificou o adiamento da discussão do projeto no colegiado porque “havia diversos projetos do prefeito” na última reunião.

Ezequias Barros fez uso da palavra para lembrar o caso de sua esposa que teve um câncer de mama detectado ainda no início. “Que o município dê visibilidade à iniciativa pelo bem das mulheres da nossa cidade”, destacou.