Aprovada sugestão para comércio no anel central

por Assessoria Comunicação publicado 17/09/2012 18h10, última modificação 03/09/2021 09h23
Sugestão para que pequenos comércios e serviços possam se estabelecer, no anel central de Curitiba, em prédios que não possuam área própria de estacionamento foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (17), na Câmara de Curitiba. De acordo com os vereadores, a condicionante resulta na desocupação dos edifícios e o abandono acaba em depredações, pichações, vidros quebrados e, em alguns casos, gera, além da desvalorização dos imóveis e entorno, insegurança para transitar no local. “A degradação do espaço urbano contribui para pressionar os índices de violência”, opinaram.
Pelo texto, muitos comerciantes têm dificuldades em conseguir liberação do alvará junto à prefeitura, por questões meramente técnicas, e, ao mesmo tempo, dependem daquela atividade que exercem para sobreviver. “Que centro vivo é esse que não libera o alvará para comerciantes que não tenham local próprio para estacionamento”, ressaltaram. No debate, alguns parlamentares falaram da necessidade de incentivar ainda mais o uso do transporte coletivo e da bicicleta.
Informações
Pedido de informações também aprovado em plenário pretende agilizar o processo de correção de projetos arquitetônicos apresentados à Secretaria Municipal de Urbanismo e demais secretarias do município. A ideia é que os projetos sejam analisados pelo mesmo servidor público, do começo ao fim, salvo em caso de férias.
De acordo com a justificativa, quando um projeto arquitetônico é apresentado atualmente à SMU, ele é apreciado por vários funcionários para possíveis correções, retornando ao interessado, causando assim muitos transtornos. “A medida pretende evitar distorções ou opiniões divergentes de outro servidor e transtornos aos usuários deste serviço público, constituído por pessoas físicas e jurídicas”.