Aprovada sugestão de centro para gestantes dependentes químicas

por Assessoria Comunicação publicado 05/02/2013 16h50, última modificação 10/09/2021 11h20

Curitiba pode ganhar um centro especializado no atendimento a gestantes dependentes químicas. O requerimento com a sugestão ao Executivo foi aprovado na sessão da Câmara Municipal, desta terça-feira (5). Autora da proposição, a líder do PMDB, vereadora Noemia Rocha, disse que é “exorbitante” o número de adolescentes grávidas viciadas em crack, e que os pais dos bebês geralmente também são usuários. ”A criança já nasce com abstinência”, defendeu.

Noemia relatou situação ocorrida em hospital de Curitiba em que a gestante deu entrada para o parto sob o efeito de drogas. Ela sugere que o centro especializado não só trate as mulheres da dependência química, mas também oferte cursos profissionalizantes, direcionamento ao mercado de trabalho e a oportunidade de se dar continuidade aos estudos.

“A questão da drogadição deve, primordialmente, ser enfrentada no âmbito da prevenção e na recuperação dos usuários, no reconhecimento da dependência química como questão de saúde pública”, justifica. “A situação requer uma atuação especial do Poder Público no enfrentamento do problema.”