Aprovada sugestão de asfaltamento no entorno de CMEI do Campo de Santana
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (22), uma indicação de sugestão de ato administrativo ou de gestão para que a prefeitura realize estudos para a implantação de asfalto no entorno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jornalista Juril de Plácido e Silva Carnasciali, nas Moradias Itaqui, no bairro Campo de Santana (203.00155.2018). De acordo com o autor da proposta, Mestre Pop (PSC), o CMEI foi construído há mais de cinco anos e seu entorno ainda não recebeu nenhuma pavimentação.
Ao defender sua sugestão em plenário, o vereador exibiu um vídeo em que mostra as condições da rua de terra em frente ao equipamento público. Pop relatou, inclusive, casos de acidentes por falta de lombadas. “Quando não é lama provocada pela chuva, é a poeira dos dias de sol”, reclamou.
O parlamentar alertou também que não há sinalização na rua Delegado Bruno de Almeida para quem quer ir ao CMEI. “Os próprios professores fizeram uma manifestação na gestão passada pedindo a implantação de asfalto”, contou. No vídeo, Pop conversa com uma mãe de aluno que corroborou os problemas decorrentes do não asfaltamento da rua. Ele acredita que a medida poderia ser amparada pelo crédito de R$ 120 milhões emprestados pela Prefeitura de Curitiba para asfaltamento de ruas da cidade. Os financiamentos com Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal foram aprovados pela CMC em novembro de 2017.
Tico Kuzma (Pros) lembrou que, segundo a prefeitura, Curitiba possui 300 km de ruas de saibro. Com o valor do empréstimo, será possível asfaltar 100 desses 300 km. “Só não foi implantado ainda, porque o Tribunal de Contas do Estado [TCE-PR] agora exige um plano completo. A prefeitura abriu uma licitação para a escolha do projeto para a implantação do asfalto nessas ruas”, informou.
Em apoio à sugestão, Tito Zeglin (PDT) entende que Mestre Pop está com a razão ao preocupar-se com a implantação de asfalto no entorno do CMEI Juril Carnasciali. Ele lembrou que não havia nem iluminação em frente a creche, que é próxima a uma reciclagem. “É uma situação delicada a quantidade de ratos nas proximidades do CMEI”, finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba