Aprovada Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto
Com votação unânime nesta terça-feira (25), já em segundo turno, foi aprovada a criação da Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto no município de Curitiba, a ser celebrada anualmente na semana do dia 28 de maio (data em que se comemora o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher). A iniciativa (005.00239.2013) foi defendida na tribuna pelos seus autores, Helio Wirbiski (PPS) e Carla Pimentel (PSC), e comentada por diversos vereadores.
“Não é incomum termos notícias de mães que matam seus filhos após entrar em depressão. A intenção de criar uma semana para discutir este tema é ampliar as ações de prevenção”, afirmou Wirbiski. “A doença mental é uma pauta que precisamos trazer para ser debatida dentro da Câmara Municipal. A depressão pós-parto atinge mulheres num momento de fragilidade, que é a maternidade”, completou Carla Pimentel.
Os vereadores Aldemir Manfron (PP), Julieta Reis (DEM), Cristiano Santos (PV), Colpani (PSB), Professora Josete (PT) e Toninho da Farmácia (PP) usaram apartes para elogiar a iniciativa e, em alguns casos, relataram experiências pessoais ou familiares de enfrentamento da depressão. “O parto humanizado precisa fazer parte deste debate, pois quadros de depressão estão muito associados a cesarianas ou partos traumáticos”, lembrou Josete.
A proposição segue para o Executivo, onde poderá ser sancionada ou vetada pelo prefeito de Curitiba. No caso de veto parcial ou total, os vereadores podem decidir se ele será mantido ou não.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba