Aprovada na CMC, Semana da Tulipa Vermelha segue para sanção do Executivo
Projetos aprovados em segundo turno dependem da publicação em Diário Oficial do Município para entrar em vigor. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, em segundo turno, a aprovação de três projetos de lei. O destaque é a criação da Semana da Tulipa Vermelha, incluindo no calendário oficial da capital do Paraná sete dias com atividades de conscientização sobre a doença de Parkinson (005.00188.2021). A iniciativa é do vereador Pier Petruzziello (PP) e agora depende da sanção do Executivo e da publicação no Diário Oficial do Município para entrar em vigor.
A campanha de conscientização será realizada anualmente, na semana do Dia Mundial de Conscientização da doença de Parkinson, em 11 de abril. Essa é a data da publicação do primeiro artigo científico sobre a doença, pelo médico James Parkinson, no ano de 1817. Já a tulipa vermelha é referência a uma flor especialmente desenvolvida pelo botanista holandês Van der Wereld, em 1981, para homenagear James Parkinson, que é caracterizada por ser bicolor, com detalhes brancos nas extremidades das pétalas vermelhas. Wereld tinha a doença.
Segundos turnos
Os vereadores da CMC também ratificaram, na segunda votação, os demais projetos discutidos na véspera. Um deles é a declaração de utilidade pública à Associação Dando Voz ao Coração (014.00044.2021), que é iniciativa do vereador Osias Moraes (Republicanos) e beneficia esse grupo de apoio formado por mães, em 2020, com o objetivo de compartilhar suas experiências acompanhando os filhos durante internações em UTIs pediátricas. O outro é a homenagem póstuma para Anasthácia Baptista Skraba (009.00009.2018), indicada para denominar um logradouro público pelo vereador Tico Kuzma (Pros).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba