Aprovada moção de apoio à campanha

por Assessoria Comunicação publicado 25/05/2010 20h05, última modificação 29/06/2021 12h01
A campanha “Voto Consciente”, lançada recentemente pela RPC – Rede Paranaense de Comunicação, recebeu moção de apoio na tarde desta terça-feira (25), na Câmara de Curitiba. O requerimento, apresentado pelo vereador Pedro Paulo (PT), foi aprovado por unanimidade durante sessão plenária. Conforme o parlamentar, a campanha envolve outros veículos de comunicação do Estado e tem como objetivo principal fazer com que os eleitores percebam a importância da política e se encorajem no processo eleitoral. “A ideia é fazer com que o paranaense vote com mais consciência e responsabilidade”, frisou.
Segundo Pedro Paulo, o movimento possui duas frentes de atuação: eleitoral e publicitária. “A iniciativa pretende despertar a cidadania dos paranaenses e estimular o interesse dos eleitores sobre a importância do voto e do debate político”, informou, acrescentando que a medida deve ajudar as pessoas a se envolverem mais na política, incentivando a pesquisa sobre os candidatos e formando um posicionamento mais pró-ativo sobre o voto consciente.
Na justificativa, o parlamentar esclareceu que a campanha é dividida em três fases, com duração de seis meses. A primeira irá até o dia 30 desse mês e tem como tema central a Cidadania. “Irá abordar temas como a desmistificação e conscientização política”, disse. A segunda, denominada Política/Instituições, acontecerá durante todo o mês de agosto e trará explicações sobre os cargos políticos e órgãos públicos.     
A última, marcada para o início de setembro até o final das eleições, tem como foco o voto consciente, com ênfase na escolha dos candidatos e incentivo à pesquisa de informações sobre quem está concorrendo aos cargos públicos. “O conceito de cada fase será explorado no conteúdo editorial dos veículos de comunicação envolvidos e também por ações que visam potencializar a adesão da sociedade à iniciativa”, enfatizou. A campanha ainda contará com vídeos, anúncios no jornal, spots nas rádios e peças na internet. Para divulgação também deverão ser realizadas blitze promocionais em pontos de grande circulação nas principais cidades do Estado, onde serão distribuídos flyers da campanha. Além disso, informou Pedro Paulo, “a RPC contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na intensificação da iniciativa.”