Aprovada inclusão dos Jogos Florais no calendário oficial de Curitiba
O plenário da Câmara Municipal foi unânime, na sessão desta terça-feira (12), ao aprovar o projeto de lei de Zé Maria (SD) que institui os Jogos Florais de Curitiba, tradicional concurso de trovas, no calendário oficial da cidade. A data será comemorada a cada dois anos, no mês de setembro. Para seguir para a sanção do prefeito, a matéria (005.00268.2014, com a emenda 033.00003.2015) depende da votação em segundo turno, nesta quarta-feira (13).
“Jogos Florais são concursos de trova realizados sob a égide da União Brasileira de Trovadores. São, em suma, concursos de poesias na modalidade trovas. Tidos como o evento cultural mais antigo do mundo, tiveram início na Roma Antiga, na forma de competições atléticas e literárias que ocorriam em homenagem a Flora, Deusa dos Jardins e da Poesia”, explicou o autor.
Em Curitiba, destacou Zé Maria, eles estão na 19ª edição, a última delas realizada em setembro de 2015. “São três dias de festejos com todo o ritual que faz parte da tradição trovadoresca no Brasil e no mundo”, acrescentou o vereador.
“Os Jogos Florais são uma tradição em Curitiba. Promovem uma atividade cultural de altíssimo nível”, avaliou Julieta Reis (DEM). Sabino Picolo (DEM) também defendeu o projeto: “Estamos perdendo turistas pela falta de feiras, eventos e encontros na cidade”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba