Aprovada homenagem à médica oftalmologista

por Assessoria Comunicação publicado 10/05/2006 17h20, última modificação 09/06/2021 09h54
A Câmara de Curitiba aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (9), projeto de lei da vereadora Roseli Isidoro (PT) que concede título de cidadã honorária à Ana Tereza Ramos Moreira. A homenagem, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela médica nas áreas da saúde e social, foi aprovada por unanimidade. Ana Tereza tem mais de 50 trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e um livro de oftalmologia-pediátrica, lançado em 2005.
A homenageada nasceu em São Paulo e é casada com o professor Carlos Augusto Moreira Júnior, reitor da Universidade Federal do Paraná. Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em 1984, fez residência médica em oftalmologia na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná e especialização na Universidade de Buenos Aires. Tem curso de aperfeiçoamento em glaucoma da Universidade do Sul da Califórnia e mestrado e doutorado em oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo.
Sua especialização em oftalmo-pediatria foi na Universidade da Califórnia (Los Angeles).
Atuação profissional
É professora da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, chefe do Departamento de Oftalmologia/Otorrinolaringologia do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, coordenadora do Centro da Visão do Hospital de Clínicas e chefe do serviço de Oftalmo-Pediatria do Hospital de Olhos do Paraná.
Ana Tereza também é integrante de diversas associações de classe, como o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira, Associação Paranaense de Oftalmologia, Conselho Latino-Americano de Estrabismo e Academia Americana de Oftalmologia, além de ser presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmo-Pediatria.
Social
A homenageada é, ainda, coordenadora do programa AMO (Ambulatório Móvel de Oftalmologia), em parceria com a Fundação da UFPR. O trabalho foi iniciado em março de 2004, atendendo a população carente de vários municípios paranaenses onde não há a oferta deste serviço pelo SUS. O programa já atendeu mais de 2.500 pessoas e distribuiu mais de 1.100 óculos. O AMO, através de equipe de profissionais voluntários coordenados por Ana Tereza, vai em busca do paciente de baixa renda, oferecendo serviços de excelência e recursos de última geração, estimulando a participação das pessoas ao trabalho voluntário nestas comunidades. Ana Tereza também coordena o Projeto Glaucoma, que já atendeu mais de 5 mil pessoas em vários municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Já o programa Olho no Olho, que também é coordenado pela médica, objetiva prestar atendimento oftalmológico para crianças de 1ª a 8 ª séries do 1º grau das escolas da Região Metropolitana, realizando consulta oftalmológica e se concentrando na triagem, orientação e tratamento das crianças com problemas oculares. Já atendeu mais de 20 mil crianças.