Aprovada homenagem a Ayrton Précoma

por Assessoria Comunicação publicado 30/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 18h06

O ex-vereador Ayrton Précoma, falecido em agosto de 1993, dará nome a um dos logradouros de Curitiba. A proposta, de autoria de Jônatas Pirkiel, já foi aprovada na Câmara e, na opinião do parlamentar, é um reconhecimento a quem contribuiu ao longo dos anos, através da atuação política, para o engrandecimento do Estado.
O homenageado nasceu em São José dos Pinhais, em dezembro de 1926, e, desde muito jovem, mostrou interesse nas questões relacionadas à política e à situação que envolve as pessoas na luta pela sobrevivência. Em São José dos Pinhais, fundou o Diretório Municipal da Aliança Renovadora Nacional (Arena), presidindo o partido em seu município e elegendo-se vereador.
Com a abertura política no final da década de 70, que trouxe o fim do bipartidarismo, Ayrton Précoma fundou e presidiu, em São José dos Pinhais, o Partido Democrático Social (PDS), elegendo-se novamente vereador. Por fim e graças à sua grande capacidade de articulação política, fundou, também em São José dos Pinhais, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), tendo sido seu presidente por 15 anos e exercido o cargo de vereador em diversos mandatos.
Em conseqüência do grande prestígio alcançado pelo homenageado nos meios políticos paranaenses e também em função de sua preocupação com a representatividade de sua classe, Ayrton Précoma fundou a Associação dos Vereadores do Paraná. Político preocupado em difundir seus ideais, foi um entusiasta comunicador, comandando o programa "A Voz do Povo", na rádio do então deputado Jorge Nasser.
Em Curitiba, teve sua capacidade profissional amplamente reconhecida, quando serviu à Assembléia Legislativa do Paraná, ocupando cargos de grande importância, como os de assessor dos deputados Jorge Nasser; Francisco Escorsin e Jurandir Messias, por três legislaturas. Foi também assessor jurídico do deputado Aníbal Khury e diretor de Patrimônio da Assembléia, por indicação do próprio Khury.
Residiu durante muitos anos na Capital, mais especificamente na Avenida Iguaçu, no bairro Rebouças. Sua casa, além de ser um conhecido ponto de encontro das pessoas ligadas à política do Paraná, também serviu de comitê eleitoral para grandes políticos como Jorge Nasser, Adhail Sprenger Passos, Odilon Reinhardt, Edgar Pimentel, Jurandir Messias e Aníbal Khury.