Aprovada Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável
Assinada por 16 dos 38 vereadores, a primeira Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável da Câmara Municipal de Curitiba foi criada nesta terça-feira (7). Proposta por Goura (PDT), candidato a presidir o grupo, ela foi aprovada por unanimidade. A frente irá tratar de questões relacionadas ao uso da bicicleta como meio de transporte, de veículos com fontes de energia limpa e renovável, segurança viária, acessibilidade, calçadas e carona solidária, dentre outros assuntos (409.00010.2017).
Leia também: Câmara aprova três frentes parlamentares; uma é retirada
“A gente assiste em Curitiba a um processo de décadas, em que se priorizou a velocidade. Pensar em se chegar dois ou cinco minutos antes é um retrocesso. Temos que garantir que isso não aconteça”, declarou Goura. “Estamos articulando um debate no final de março com a OAB-PR sobre a segurança viária e a redução da velocidade, para aprofundar esses temas e que a frente possa sustentá-los tecnicamente, já que campanha foram tratados apenas pelo viés político.”
Goura defendeu que “quando a gente diminui a velocidade máxima garante mais fluidez e segurança”. O parlamentar completou que “buscar a morte zero no trânsito não é uma utopia, temos que persegui-la com políticas públicas”. Bruno Pessuti (PSD), que pretende assumir a vice-presidência da Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável, destacou que uma emenda sua e da então vereadora Carla Pimentel (PSC) ao Plano Diretor tratou da meta de zerar as mortes no trânsito.
“Temos que nos locomover em velocidade humana. As pessoas citam acidentes de trânsito, mas a maior parte são colisões”, acrescentou Pessuti. “O debate sobre mobilidade sustentável já está atrasado em nossa sociedade. A lógica do consumo faz com que haja uma perspectiva sempre mais individual que coletiva”, avaliou a Professora Josete (PT). Também participaram do debate Dr. Wolmir (PSC) e Fabiane Rosa (PSDC).
O presidente e o vice serão eleitos na primeira reunião da Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável. Integram o grupo, ainda, os vereadores Cacá Pereira (PSDC), Rogério Campos (PSC), Osias Moares (PRB), Professor Euler (PSD), Professor Silberto (PMDB), Marcos Vieira (PDT), Katia Dittrich (SD), Maria Leticia Fagundes (PV), Thiago Ferro (PSDB), Felipe Braga Côrtes (PSD) e Helio Wirbiski (PPS).
Regulamentação das frentes
O presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), lembrou que as frentes são regulamentadas pelo ato da Mesa 3/2013 e que seu debate deverá ser ampliado na minirreforma regimental (leia mais). “Elas têm objetivos próprios, que não substituem as comissões, responsáveis pelo trâmite regimental dos projetos [antes da votação em plenário]. Fica o alerta para os temas não serem convergentes com os das comissões”, afirmou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba