Aprovada emenda ao projeto do Tecnoparque

por Assessoria Comunicação publicado 11/12/2007 19h20, última modificação 18/06/2021 09h48
A Câmara de Curitiba aprovou nesta terça-feira (11), durante sessão extraordinária, emenda ao projeto que cria o programa Tecnoparque. O documento volta ao plenário nesta quinta-feira (13), quando será votado o segundo turno, com redação final. A iniciativa, de diversos vereadores, acrescenta um representante do Poder Legislativo e um da Associação das Empresas do Parque São Lourenço (APS) na composição do Conselho de Desenvolvimento do Programa Curitiba Tecnoparque (Contec), que passará a contar com 14 membros. Também integrarão o conselho  representantes de secretarias e órgãos municipais, secretaria estadual, presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e das empresas no Tecnoparque, além de reitores das universidades parceiras.
O programa foi baseado na bem-sucedida criação da Cidade Industrial de Curitiba, em 1973. Para falar sobre o assunto, a sessão desta quarta-feira (12) contará com o diretor-presidente da Curitiba S.A, Juraci Barbosa Sobrinho, “pessoa mais indicada, capaz de acrescentar conhecimentos e experiências importantes ao programa”, disse o vereador André Passos (PT), que fez o comunicado no plenário.
Programa
O Tecnoparque pretende ampliar e incentivar a instalação de empresas de alta tecnologia em Curitiba, transformando a capital em pólo econômico altamente desenvolvido. O programa será um espaço concentrado de ativos tecnológicos do poder público e da iniciativa privada, proporcionando o surgimento e instalação de empreendimentos inovadores de base tecnológica. A medida deve aumentar a receita de Curitiba nos tributos federais e estaduais, além da geração de renda, decorrente de empregos qualificados.
Entre os setores que compreendem a proposta estão o de telecomunicações, informática, pesquisa e desenvolvimento tecnológicos, design, laboratórios de ensaios e testes de qualidade, instrumentos de precisão e de automação industrial, biotecnologia, nanotecnologia, novos materiais, tecnologias em saúde e meio ambiente.