Aprovada denominação em homenagem a José Carlos Martinez
Um logradouro público de Curitiba poderá receber o nome de José Carlos de Castro Martinez, fundador da rede CNT, deputado federal e presidente do PTB morto em outubro de 2003, em um acidente aéreo. Proposto pelo vereador Cristiano Santos (PV), o projeto de lei (009.00016.2017) foi aprovado nesta terça-feira (1º), em primeira votação unânime, com 28 votos favoráveis.
“Para muitos aqui [Martinez] dispensa apresentação. Entendemos que se trata de uma pessoa que contribui para o Paraná, gerou muitos empregos. Foi um pioneiro da comunicação no estado, mantendo uma rede de televisão e de rádio fora do eixo Rio-São Paulo”, justificou o autor.
Natural de São Paulo (SP), Martinez elegeu-se deputado federal pelo Paraná em fevereiro de 1982, pelo Partido Democrático Social (PDS). Pelo PMDB, conquistou o segundo mandato. Em 1992, após o término da legislatura, junto ao irmão Flávio, organizou a rede OM (Organizações Martinez) de rádio e televisão, que deu origem à Central Nacional de Televisão (CNT).
Retornou à política em 1998, filiado ao PTB, elegendo-se novamente deputado federal. Um ano depois, Martinez assumiu a presidência nacional do partido. Reeleito em 2002, com 62.706 votos, faleceu em 2003, vítima de um acidente aéreo quando se deslocava em um monomotor de Curitiba ao Aeroporto de Navegantes (SC).
Utilidade pública
O plenário também aprovou em primeira votação unânime, com 31 votos favoráveis, a declaração de utilidade pública municipal ao Instituto Nacional de Tecnologia Social (Inates). “Tecnologia social são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade e que representem soluções de transformação social”, explicou o autor da proposta de lei (014.00008.2017), o vereador Bruno Pessuti (PSD).
Segundo Pessuti, a entidade foi fundada em 2007 e além de tecnologia social possui ações voltadas ao meio ambiente, esporte, lazer e saúde. O vereador destacou o projeto Mais Que um Craque, apoiado pelo Inates com recursos do programa Nota Paraná, desde março de 2016. A iniciativa é voltada a crianças carentes, no contraturno escolar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba