Aprovada criação da semana de valorização do educador

por Assessoria Comunicação publicado 20/08/2012 15h55, última modificação 03/09/2021 08h33
A Câmara de Curitiba aprovou, na sessão desta segunda-feira (20), em primeira discussão, projeto que cria a Semana Municipal de Valorização do Educador, a ser iniciada sempre no dia 15 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Professor. O texto aprovado autoriza a Secretaria Municipal de Educação a promover atividades de capacitação dos profissionais da educação, ciclos de debates, campanhas de divulgação sobre a importância da categoria, além de programações artísticas e culturais. A atividade poderá ser realizada em conjunto com escolas, sindicatos de trabalhadores, associações de pais e mestres e conselhos municipais e estaduais.
De acordo com o autor da proposta, a iniciativa é resultado de seminários realizados com os trabalhadores da educação, e não deve ficar restrita aos professores, mas ser estendida a todas as pessoas envolvidas no processo educacional. “O objetivo é valorizar os sujeitos da educação, por meio da capacitação, e cobrar da prefeitura a destinação de recursos para a área”, explicou.
O parlamentar comentou ainda sobre a necessidade de que o setor deixe de ser prioridade apenas no discurso e manifestou preocupação quanto à avaliação de Curitiba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado pelo Ministério da Educação a cada dois anos e divulgado na última quarta-feira (15). Segundo os dados apresentados, em 2009 a cidade alcançou a nota de 5.7, saltando para 5.8 em 2011. “Quase 40% das nossas escolas tiveram redução na nota e, no geral, a cidade evoluiu pouco”, concluiu.
Saiba mais
O Ideb foi criado em 2007 pelo governo federal para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep, como na Prova Brasil, e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.