Aprovada cidadania honorária para cônsul japonês Yoshio Uchiyama

por Assessoria Comunicação publicado 11/02/2014 14h10, última modificação 22/09/2021 07h06

Foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal, nesta terça-feira (11), projeto de lei que concede a cidadania honorária ao cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama. O autor da proposição,  Paulo Rink (PPS), defendeu a entrega do título no dia 12 de março, já que Uchiyama deve retornar para o Japão.

“Ele foi responsável por um importante trabalho no intercâmbio econômico, atuando como um facilitador na atração de investimentos japoneses no Paraná. Contribuiu ainda para o bom relacionamento entre os dois países”, declarou Paulo Rink.

A vereadora Noemia Rocha (PMDB) parabenizou Rink pela homenagem proposta, resgatando a contribuição do povo japonês no desenvolvimento de Curitiba. Para Chico do Uberaba (PMN), Yoshio Uchiyama é um grande representante da comunidade japonesa e “alguém que consegue cativar a todos com o seu caráter”, complementou.

Também enalteceram a proposta de Paulo Rink os vereadores Aldemir Manfron (PP), Tico Kuzma (PROS), Tito Zeglin (PDT) e Valdemir Soares (PRB).

Yoshio Uchiyama


Nascido em 17 de novembro de 1950, em Okayama, no Japão, Uchiyama se formou em Estudos Hispânicos na Espanha, em Artes e Relações Internacionais no Japão, além de Direito e Economia em Portugal. Foi representante japonês em países como Cuba, Estados Unidos e Vietnã, e nas cidades de Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Trabalhou na difusão da cultura japonesa em eventos de parceria com entidades locais e com comunidades nipo-brasileiras. Atua no apoio a organizações através de programas de assistência a projetos do governo japonês, promovendo o auxílio entre as áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde, esporte e bem-estar social.