Aprovada cidadania honorária para a desembargadora Maria Aniceto

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2014 16h45, última modificação 22/09/2021 09h58

Por iniciativa de Dona Lourdes (PSB), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba aprovou, na sessão desta quarta-feira (26), projeto de lei que concede cidadania honorária à desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Maria Mércis Gomes Aniceto.

Durante a defesa da proposta, a vereadora salientou a trajetória de vida e os desafios enfrentados pela magistrada. “Se a vida de qualquer mulher com dupla, tripla jornada é desafiadora, o que dizer de uma juíza? Tenho certeza que foram muitas as sentenças escritas nas madrugadas em que um ou outro filho doente não a deixavam esquecer que também era mãe. Mas foram justamente o amor pela família, a fé em Deus e sua profunda dedicação ao trabalho que lhe deram suporte para alçar voo tão alto”, afirmou.

Dona Lourdes também destacou a origem humilde de Maria Aniceto, que é nascida em Ourinhos (SP). “Quantas meninas pobres e afrodescendentes poderiam acalentar o sonho de se tornar juíza num país tão desigual quanto o Brasil?”, questionou. Na opinião da vereadora, ela foi uma das poucas que “ousou e chegou lá”.

A vocação em ajudar os outros foi outra característica elogiada. ”Ela é consciente dos problemas do nosso país e por isso tem feito do trabalho como desembargadora sua contribuição pessoal para a reorganização da sociedade e a construção de um mundo melhor. Em cada julgamento, em cada sentença emitida, o que visa é sempre a plena realização da justiça”, assegurou Dona Lourdes.

Julieta Reis (DEM) também comentou sobre a história de vida de sucesso de Maria Aniceto, “que conseguiu, com dedicação e trabalho, chegar à magistratura”. Noemia Rocha (PMDB) por sua vez, disse que as mulheres se identificam com a luta de Aniceto, por terem de enfrentar várias jornadas, na família, trabalho, estudos etc. Outra parlamentar a opinar favoravelmente foi Professora Josete (PT), que classificou como “muito significativo” o fato de a desembargadora ter superado tantos obstáculos e conquistado sucesso em um país tão desigual.

Também contribuíram com apartes e apontaram qualidades da homenageada os vereadores Paulo Salamuni (PV) – presidente da Câmara - Zé Maria (SDD),   Sabino Picolo (DEM), Pedro Paulo (PT), Tico Kuzma (PROS), Valdemir Soares (PRB), Rogério Campos (PSC), Jorge Bernardi (PDT), Helio Wirbiski (PPS), Aldemir Manfron (PP), Jairo Marcelino (PSD) e Mauro Ignacio (PSB).

Facebook da Câmara Municipal

Em comemoração aos 321 anos da cidade, o Legislativo lançou nesta semana mais duas ferramentas de comunicação da Câmara de Curitiba. Visite a nossa nova página oficial no Facebook (www.facebook.com/CamaraCuritiba) e confira também fotos novas e antigas do Palácio Rio Branco no Flickr (www.flickr.com/photos/camaracuritiba). Lembrando que todo o conteúdo está na internet, em www.cmc.pr.gov.br, e no Twitter, www.twitter.com/camaracuritiba.