Aprovada cidadania honorária de Curitiba ao professor José Pio Martins
Por iniciativa do vereador Sabino Picolo (DEM), o plenário da Câmara Municipal aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (19), projeto de lei (006.00003.2016) que concede o título de cidadão honorário de Curitiba ao professor, economista, escritor e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins. A iniciativa, acatada em primeira votação com 26 votos favoráveis, foi debatida por cerca de 30 minutos, nos quais os parlamentares reconheceram as contribuições do homenagado para o desenvolvimento da cidade, especialmente na área da educação.
“Ele veio do interior do Paraná, de Centenário do Sul, de uma família humilde e teve oito irmãos. Os pais eram agricultores, então ele veio de baixo e, com seu trabalho e competência, chegou ao posto de comando de uma das maiores instituições de ensino do Brasil”, relatou Sabino Picolo. O vereador destacou ainda outras atividades realizadas por Pio Martins, como na rádio CBN Curitiba, onde é comentarista de economia, e a produção de artigos para o jornal Gazeta do Povo. “Ele também escreveu os livros Educação Financeira ao Alcance de Todos e Seu Futuro, sendo que toda a renda obtida com estas obras é revertida para entidades assistenciais”.
Zé Maria (SD) declarou apoio ao projeto e ressaltou que parte da carreira de José Pio Martins foi construída no antigo Banco Banestado. “Ele construiu uma carreira honesta e um grande legado ao país”, completou. O líder da maioria na Câmara, Paulo Salamuni (PV) atestou que o homenageado ”é uma pessoa que faz a diferença, notoriamente nas áreas da economia e na educação”. Outro a elogiar a iniciativa foi Felipe Braga Côrtes (PSD), que destacou a abrangência do grupo Positivo, e seu sucesso como “um grupo empresarial genuinamente paranaense”.
Também participaram do debate e manifestaram apoio ao projeto de lei os vereadores Julieta Reis (DEM); Serginho do Posto e Professor Galdino, do PSDB; Tito Zeglin (PDT); Jonny Stica e Pedro Paulo, do PDT; e Tico Kuzma (Pros).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba