Aprovada Cidadania Honorária de Curitiba ao músico Waltel Branco

por Assessoria Comunicação publicado 05/04/2016 13h40, última modificação 06/10/2021 08h30
Referência da música instrumental brasileira e reconhecido internacionalmente, o maestro, compositor, arranjador, violonista, guitarrista, produtor e professor Waltel Branco receberá a Cidadania Honorária da capital paranaense. Proposto pelo vereador Mestre Pop (PSC), o projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal, nesta terça-feira (5), em primeira votação unânime (006.00014.2015). “Um músico completo, nascido em Paranaguá, em 1929, ele rodou o mundo e hoje mora em Curitiba”, destacou o autor.

“Entregar um título de Cidadão Honorário é algo de muita responsabilidade. O Waltel Branco é uma pessoa com grande contribuição para a cultura do país. Seu currículo tem sete páginas. Ele é um músico completo, especialista em trilhas e novelas”, disse Pop.

“Andrés Segovia, Nat King Cole, Dizzy Gillespie, Bento Mossurunga, Tom Jobim, Roberto Carlos, Tim Maia, Baden Powell, João Gilberto, Quincy Jones e Henry Mancini estão na lista de músicos que trabalharam, ensinaram ou aprenderam com ele. Da parceria com Mancini saiu seu trabalho mais conhecido no mundo, há 50 anos: os arranjos do tema de A Pantera Cor-de-Rosa”, destacou o vereador.

Pop completou que “atualmente, gozando de sua aposentadoria após mais de 20 anos dedicados à Rede Globo, Waltel reside em Curitiba e se dedica a muitas atividades, não sendo raros seus concertos em teatros de todo o Brasil e eventualmente do exterior”. No debate sobre o título, a trajetória do homenageado foi destacada pelos vereadores Paulo Salamuni (PV), Professora Josete (PT), Serginho do Posto (PSDB) e Tito Zeglin (PDT).