Aprovada cidadania honorária ao general Luiz Felipe Carbonell
A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (30), projeto de lei que concede o título de cidadão honorário de Curitiba ao general de divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonell. A honraria, proposta pelo vereador Paulo Salamuni (PV), é a principal homenagem concedida pelo Poder Legislativo para pessoas não nascidas na cidade e foi acatada por unanimidade. O texto passa por segunda votação na sessão dessa terça (30) antes de ser enviado para sanção do prefeito.
Ao defender a aprovação da matéria (006.00018.2015), Salamuni destacou o currículo do militar, que é gaúcho, e ocupou diversos cargos de comando até chegar ao posto atual de comandante da 5ª Divisão de Exército – sediada no bairro Pinheirinho, em Curitiba. O vereador frisou ainda o trabalho de integração entre Exército e demais entes governamentais como uma das características marcantes do trabalho de Carbonell, que ingressou nas Forças Armadas em 1974.
O parlamentar recordou da Ação de Cidadania em comemoração ao Dia do Soldado, em agosto, em que houve revitalização da Praça Eufrásio Correia, exposição de blindados e atividades lúdicas para crianças. As atividades foram uma parceria da Prefeitura de Curitiba, Câmara Municipal e Exército (leia mais). “São por atividades como esta que o general será lembrado. Podemos falar também da integração das forças de segurança durante a Copa do Mundo, em que ele teve participação ativa”, completou Salamuni.
Na opinião do vereador Zé Maria (SD), o general é uma pessoa que “por onde passa faz grandes amigos e possui capacidade ímpar de agregar pessoas”. O parlamentar acrescentou que “seus comandados tem por ele grande estima e respeito” e que ele é “um dos esteios da maçonaria brasileira”. Pedro Paulo (PT) reiterou que Carbonell é uma pessoa que “faz a diferença na sociedade e fez escola na integração entre o Exército e outros órgãos da administração pública”.
Valdemir Soares (PRB) elogiou o militar por sua compreensão da realidade política e social do país. “Ele demonstra, por suas atitudes, que é possível uma melhor integração das Forças Armadas com o poder público em prol do cidadão”, resumiu. Tito Zeglin (PDT), por sua vez, recordou da participação do general em atividades cívicas realizadas no bairro Pinheirinho. “Quem o conhece sabe o respeito que ele demonstra para com o cidadão e o quanto ele preza pela família”, disse.
Segundo Paulo Salamuni, a entrega do título está marcada para o próximo dia 14, sendo que o prefeito Gustavo Fruet já teria confirmado presença na solenidade. “Será uma noite de agradecimento pelos serviços prestados por ele a Curitiba”, concluiu. Também elogiaram a iniciativa os vereadores Julieta Reis (DEM) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba