Aprovada cidadania a Flora Madalosso

por Assessoria Comunicação publicado 10/08/2010 16h35, última modificação 30/06/2021 10h00
A empresária Flora Madalosso Bertolli, que dirige o maior restaurante das Américas e um dos maiores do mundo, de acordo com o Guinness Book, localizado no bairro gastrônomico de Santa Felicidade, vai se tornar cidadã curitibana. Nascida em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Flora vai receber o título da Câmara Municipal por iniciativa dos vereadores Jairo Marcelino (PDT) e Aldemir Manfron (PP). O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno, nesta terça-feira (10).
A gaúcha de nascimento, que adotou a capital paranaense como sua cidade de coração, contribuiu consideravelmente para o crescimento econômico da capital. Na década de 60, inaugurou o restaurante Madalosso com apenas 24 lugares. Hoje, depois de algumas transformações, o estabelecimento abriga mais de quatro mil pessoas, oferecendo a culinária italiana característica.
O Madalosso é ponto de encontro para amigos, local referencial para turistas e, ainda, o preferido para grandes eventos sociais, comerciais ou políticos. Todo o sucesso do empreendimento se deve à determinação desta empresária, que teve a colaboração dedicada de Ernani Ribas do Vale (primeiro funcionário, admitido em 1964 e que faleceu há pouco tempo, sempre dirigindo a casa). A empresária, que é viúva do vereador Ademar Bertolli, falecido em acidente automobilístico, mantém até hoje “o comprometimento assistencial com o crescimento do bairro, entidades e famílias que auxilia”, de acordo com o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB). Outros vereadores manifestaram cumprimentos ao trabalho desenvolvido por Flora, que, mesmo viúva, não perdeu o empenho inicial.
Para os vereadores que concedem a honraria, "o título repara uma dívida da cidade com quem trabalhou por sua divulgação nacional e internacional e também um ato de justiça à força desbravadora da empresária".