Apresentados planos para o turismo em Curitiba
A implantação de novos eventos no calendário oficial, revitalização do bonde turístico e da Rua 24 Horas, a criação de novos roteiros e o aumento do número de ônibus da Linha Turismo, com novas rotas, entre outras novidades, estão nos planos para a indústria do turismo em Curitiba. Foi o que declarou Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal do Turismo – Curitiba Turismo, no horário reservado à tribuna livre da Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (17). O convite partiu da vereadora Julieta Reis (DEM), interessada no planejamento do turismo curitibano, que não dispõe somente ao lazer, mas também à área de negócios. A parlamentar classificou o turismo como “indústria sem chaminé”, com características nacionais e internacionais para o turismo.
Detalhes sobre o turismo no mundo foram destacadas na tribuna pela presidente do instituto, que movimenta mais de US$ 4 trilhões, representando 10% do PIB mundial e gerando cerca de 255 milhões de empregos. Juliana falou sobre as tendências do setor e valorizou a realização de eventos nas cidades. “A maioria dos participantes dos eventos locais têm intenção de retornar posteriormente”, disse, informando que 34% dos turistas vêm à Curitiba para negócios e 5%, para eventos. Segundo ela, Curitiba foi eleita como melhor novo destino de negócios do País e a quarta cidade brasileira para se fazer turismo. Quanto à escolha da cidade com uma das subsedes da Copa do Mundo em 2014, a presidente comemorou a vitória. “Vamos receber grande volume de investimentos, que vão permanecer aqui.” Completou informando que no ano passado havia 160 hotéis e 13 mil quartos disponíveis. “Para a Copa, serão 184 hotéis e 14.950 novos leitos.
O crescente fluxo de turistas comprova o potencial turístico da cidade, que desponta como importante centro de eventos e negócios do Brasil, disputando mercado com São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com Juliana Vosnika, Curitiba recebe por ano, em número de turistas, o correspondente à sua população, cerca de dois milhões, refletindo diretamente na economia. A intenção é criar atrativos para que os turistas permaneçam mais tempo na cidade.
Perguntas
Os vereadores líderes de cada bancada questionaram a presidente do instituto em diversos aspectos, principalmente na área do artesanato das feiras, Rua 24 Horas, Copa do Mundo e Pedreira Paulo Leminski. Usaram a palavra os vereadores Caíque Ferrante (PRP) e Julião Sobota (PSC), para falar sobre a feira do Largo da Ordem; Algaci Tulio (PMDB), sobre a Rua 24 Horas; Jonny Stica (PT), sobre a Pedreira, e ainda Juliano Borghetti (PP), Tico Kuzma (PSB), Jairo Marcelino (PDT), Francisco Garcez (PSDB) e Professor Galdino (sem partido). O líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), ressaltou o crescimento do turismo em Curitiba, lembrando dos parques e do festival de teatro. “Dos 65 destinos brasileiros pesquisados pelo Ministério do Turismo, Curitiba está em sétimo lugar.”
Apreciaram a apresentação Adriane Vortolin, gerente de turismo do instituto; Paulo Base, coordenador de artesanato; Sérgio Batista Henrichs, superintendente da Secretaria Municipal de Turismo, entre outros.
Instituto
O Curitiba Turismo foi criado por meio de lei em 2005, para promover o turismo sustentável em Curitiba, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da população. O instituto formula as diretrizes da política municipal de turismo e implementa ações que visam a atividade turística e o desenvolvimento econômico e social.
Detalhes sobre o turismo no mundo foram destacadas na tribuna pela presidente do instituto, que movimenta mais de US$ 4 trilhões, representando 10% do PIB mundial e gerando cerca de 255 milhões de empregos. Juliana falou sobre as tendências do setor e valorizou a realização de eventos nas cidades. “A maioria dos participantes dos eventos locais têm intenção de retornar posteriormente”, disse, informando que 34% dos turistas vêm à Curitiba para negócios e 5%, para eventos. Segundo ela, Curitiba foi eleita como melhor novo destino de negócios do País e a quarta cidade brasileira para se fazer turismo. Quanto à escolha da cidade com uma das subsedes da Copa do Mundo em 2014, a presidente comemorou a vitória. “Vamos receber grande volume de investimentos, que vão permanecer aqui.” Completou informando que no ano passado havia 160 hotéis e 13 mil quartos disponíveis. “Para a Copa, serão 184 hotéis e 14.950 novos leitos.
O crescente fluxo de turistas comprova o potencial turístico da cidade, que desponta como importante centro de eventos e negócios do Brasil, disputando mercado com São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com Juliana Vosnika, Curitiba recebe por ano, em número de turistas, o correspondente à sua população, cerca de dois milhões, refletindo diretamente na economia. A intenção é criar atrativos para que os turistas permaneçam mais tempo na cidade.
Perguntas
Os vereadores líderes de cada bancada questionaram a presidente do instituto em diversos aspectos, principalmente na área do artesanato das feiras, Rua 24 Horas, Copa do Mundo e Pedreira Paulo Leminski. Usaram a palavra os vereadores Caíque Ferrante (PRP) e Julião Sobota (PSC), para falar sobre a feira do Largo da Ordem; Algaci Tulio (PMDB), sobre a Rua 24 Horas; Jonny Stica (PT), sobre a Pedreira, e ainda Juliano Borghetti (PP), Tico Kuzma (PSB), Jairo Marcelino (PDT), Francisco Garcez (PSDB) e Professor Galdino (sem partido). O líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), ressaltou o crescimento do turismo em Curitiba, lembrando dos parques e do festival de teatro. “Dos 65 destinos brasileiros pesquisados pelo Ministério do Turismo, Curitiba está em sétimo lugar.”
Apreciaram a apresentação Adriane Vortolin, gerente de turismo do instituto; Paulo Base, coordenador de artesanato; Sérgio Batista Henrichs, superintendente da Secretaria Municipal de Turismo, entre outros.
Instituto
O Curitiba Turismo foi criado por meio de lei em 2005, para promover o turismo sustentável em Curitiba, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da população. O instituto formula as diretrizes da política municipal de turismo e implementa ações que visam a atividade turística e o desenvolvimento econômico e social.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba