Apresentada alternativa mais barata para metrô

por Assessoria Comunicação publicado 22/09/2010 16h50, última modificação 30/06/2021 16h15
Gordon Dixon, diretor regional de operações da Metrail Ltd, empresa responsável pela criação do sistema mundial de transportes públicos economicamente sustentáveis, adotado na Inglaterra, acompanhou a sessão plenária da Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (22).
O empresário e equipe de técnicos recebidos pelo dirigente da sessão, Tito Zeglin (PDT), foram convidados pelo vereador Francisco Garcez (PSDB) para explicar aos outros parlamentares sobre "o uso da tecnologia de híbridos e sistemas de tração micro-eletrônica computadorizada".
Garcez, que defende uma alternativa ecológica e mais barata para a construção do metrô curitibano, informou ao plenário que protocolou no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), proposta de revitalização para a Avenida Marechal Floriano Peixoto. A ideia é ampliar em seis pistas a capacidade de tráfego da via. De acordo com o vereador "a intenção é contribuir com a administração municipal, na redução dos gastos com a preparação da cidade para a Copa 2014. A prefeitura terá junto de seus recursos, verbas do PAC da Copa e queremos colaborar no melhor uso deste dinheiro. Também defendemos, alternativas de preservação ambiental de baixo custo para a construção dos 22 quilômetros do metrô", explicou.
Monotrilho
Considerando que as obras para o evento objetivam melhorar de forma permanente as condições urbanísticas de Curitiba, Garcez achou interessante a adoção do modelo do monotrilho inglês. A utilização dos "monorails" tem “histórico de segurança e merecida reputação no trânsito em massa londrino”. A empresa Metrail foi fundada em 1920, transformando os conhecimentos de engenharia em transporte público para metrôs. Os carros são construídos com tecnologia aeroespacial de fibras de carbono de alta resistência e baixo peso.