Apresentada alternativa mais barata para metrô
Gordon Dixon, diretor regional de operações da Metrail Ltd, empresa responsável pela criação do sistema mundial de transportes públicos economicamente sustentáveis, adotado na Inglaterra, acompanhou a sessão plenária da Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (22).
O empresário e equipe de técnicos recebidos pelo dirigente da sessão, Tito Zeglin (PDT), foram convidados pelo vereador Francisco Garcez (PSDB) para explicar aos outros parlamentares sobre "o uso da tecnologia de híbridos e sistemas de tração micro-eletrônica computadorizada".
Garcez, que defende uma alternativa ecológica e mais barata para a construção do metrô curitibano, informou ao plenário que protocolou no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), proposta de revitalização para a Avenida Marechal Floriano Peixoto. A ideia é ampliar em seis pistas a capacidade de tráfego da via. De acordo com o vereador "a intenção é contribuir com a administração municipal, na redução dos gastos com a preparação da cidade para a Copa 2014. A prefeitura terá junto de seus recursos, verbas do PAC da Copa e queremos colaborar no melhor uso deste dinheiro. Também defendemos, alternativas de preservação ambiental de baixo custo para a construção dos 22 quilômetros do metrô", explicou.
O empresário e equipe de técnicos recebidos pelo dirigente da sessão, Tito Zeglin (PDT), foram convidados pelo vereador Francisco Garcez (PSDB) para explicar aos outros parlamentares sobre "o uso da tecnologia de híbridos e sistemas de tração micro-eletrônica computadorizada".
Garcez, que defende uma alternativa ecológica e mais barata para a construção do metrô curitibano, informou ao plenário que protocolou no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), proposta de revitalização para a Avenida Marechal Floriano Peixoto. A ideia é ampliar em seis pistas a capacidade de tráfego da via. De acordo com o vereador "a intenção é contribuir com a administração municipal, na redução dos gastos com a preparação da cidade para a Copa 2014. A prefeitura terá junto de seus recursos, verbas do PAC da Copa e queremos colaborar no melhor uso deste dinheiro. Também defendemos, alternativas de preservação ambiental de baixo custo para a construção dos 22 quilômetros do metrô", explicou.
Monotrilho
Considerando que as obras para o evento objetivam melhorar de forma permanente as condições urbanísticas de Curitiba, Garcez achou interessante a adoção do modelo do monotrilho inglês. A utilização dos "monorails" tem “histórico de segurança e merecida reputação no trânsito em massa londrino”. A empresa Metrail foi fundada em 1920, transformando os conhecimentos de engenharia em transporte público para metrôs. Os carros são construídos com tecnologia aeroespacial de fibras de carbono de alta resistência e baixo peso.
Considerando que as obras para o evento objetivam melhorar de forma permanente as condições urbanísticas de Curitiba, Garcez achou interessante a adoção do modelo do monotrilho inglês. A utilização dos "monorails" tem “histórico de segurança e merecida reputação no trânsito em massa londrino”. A empresa Metrail foi fundada em 1920, transformando os conhecimentos de engenharia em transporte público para metrôs. Os carros são construídos com tecnologia aeroespacial de fibras de carbono de alta resistência e baixo peso.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba