Após estudo, prefeitura reduz unidades do “Comunidade Escola”

por Assessoria Comunicação publicado 08/01/2015 09h20, última modificação 28/09/2021 10h05

A Prefeitura de Curitiba reduziu de 100 para 80, o número de equipamentos do Programa Comunidade Escola. Em resposta ao requerimento de Serginho do Posto (PSDB), o Executivo explica que a decisão foi tomada com base em um “estudo de fluxo de atendimento nas unidades vinculadas” ao projeto, a fim de otimizar a aplicação de recursos.

O pedido de informações (062.00366.2014) encaminhado pela Câmara de Curitiba foi respondido em dezembro do ano passado. Na proposição, o vereador questionou o motivo da redução das atividades e quais os critérios adotados para a redução do número de equipamentos. Até o fim de 2012, 100 locais ofereciam aos sábados e domingos, de 9h às 14h, atividades socioeducativas para comunidades escolares.

Conforme o Executivo, a administração municipal constatou, a partir do levantamento feito em 2013, que havia pouca demanda em alguns equipamentos e horários. “Os critérios adotados para os ajustes foram feitos com base no histórico de cada unidade e a partir dos dados registrados pelos agentes do programa, observando o número de atividades, participantes e participações, recolhidos no Sistema Informatizado de Gestão (SIG)”.

Atualmente, 80 unidades do Comunidade Escola estão abertas aos finais de semana, com horários adaptados ao fluxo específico de participação da comunidade local. O programa oferece atividades de acordo com cinco eixos básicos – educação, geração de renda, esporte e lazer, cultura e saúde; e dirigidas por orientadores artísticos em Gibitecas e Faróis do Saber durante toda a semana e em horários alternativos (Comunidade Escola Dia a Dia).