Após debate, votação de wi-fi nos ônibus é adiada

por Assessoria Comunicação publicado 05/08/2015 15h20, última modificação 01/10/2021 10h30

O plenário da Câmara Municipal adiou por dez sessões, contadas a partir desta quarta-feira (5), a votação de uma indicação ao Executivo que sugere a instalação de rede wi-fi nos ônibus, terminais e estações-tubo de Curitiba, por meio de uma parceria público-privada (201.00372.2015). Autor da proposição, Valdemir Soares (PRB) negociará a ideia com o vereador Aldemir Manfron (PP), que apresentou um projeto de lei sobre a iniciativa (leia mais).

Protocolada em junho passado, a proposta de lei aguarda votação de parecer na Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Integrante do colegiado, Valdemir adiantou que pedirá vista ao parecer do relator, Pier Petruzziello (PTB). A indicação ao Executivo, para ele, não impede a tramitação do projeto.

"Viajei a Israel e lá a internet sem fio pegava nos ônibus, em pleno deserto, nos celulares de todos os países. Acredito que as operadoras gostariam de entrar numa parceria e levar seu nome aos passageiros do transporte coletivo”, defendeu Valdemir. Ele disse que o acesso à internet sem fio no transporte coletivo traria, entre outros benefícios, mais segurança aos usuários.

“Os passageiros poderão relatar ocorrências ilícitas nestes locais em tempo real, diminuindo a violência e a prática de atividades contrárias à lei”, justificou. Defendido por Colpani (PSB) e Mestre Pop (PSC), pelo mérito da ideia, Manfron propôs que Valdemir apresente uma emenda a seu projeto (005.00135.2015, com o substitutivo 031.00031.2015). “Várias cidades já detêm essa ideia. Curitiba está atrasada”, completou Chico do Uberaba (PMN).

USB nos ônibus
O plenário acatou outra indicação de Valdemir Soares ao Executivo, em que sugere a implantação de tomadas USB nos ônibus, terminais e estações-tubo (201.00373.2015). “Como os ônibus geram sua própria eletricidade, através do motor, não haveria qualquer impedimento”, justifica a proposição.

Matéria relacionada:
Proposta ampliação de acesso gratuito à internet na capital