Após alagamentos, audiência pública discutirá obras no rio Pinheirinho
Na próxima quarta-feira (18), a Câmara de Curitiba vai realizar uma audiência pública sobre a obra de contenção e drenagem do rio Pinheirinho, compreendido nos bairros Hauer, Fanny, Lindoia, Guaíra, Parolin e Novo Mundo. De acordo com o autor da proposta, vereador Oscalino do Povo (Pode), trata-se de uma obra de grande porte que demanda tempo considerável para sua conclusão, o que acarreta mudanças significativas aos moradores da região.
Segundo o vereador, a intenção da audiência pública surgiu depois dos alagamentos que ocorreram no dia 3 de março e que atingiram a avenida Wenceslau Braz, a Linha Verde, e as ruas Maestro Francisco Antolleno e Henry Ford, entre outras. “A audiência tem por finalidade atender aos anseios da população em obter respostas sobre o andamento da obra. Muitos apontam fatores prejudiciais que a presente contenção tem acarretado. Da mesma forma, carece de informações a respeito da finalidade da obra, prazo de conclusão, benefícios e benfeitorias que este empreendimento irá trazer após sua finalização”, diz a justificativa do requerimento (407.00010.2018).
Foram convidados para audiência pública o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel; o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem, engenheiro Augusto Meyer Neto; o gerente da área fiscal do Consórcio Rio Pinheirinho, Luiz Alberto Statassoli; as empresas que integram o Consórcio Pinheirinho; além de representantes do Ministério das Cidades do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal, na qualidade de mandatária como agente financeira do PAC; do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais; da Defesa Civil; da Sanepar, da Copel e das comunidades afetadas pelas enchentes.
Obras
Segundo a Prefeitura, as obras de controle de cheias do Rio Pinheirinho e afluentes têm investimento de R$ 121 milhões e estão sendo executada em três lotes. A sub-bacia do Rio Pinheirinho abrange o Rio Vila Guaíra e os córregos do Curtume, Henry Ford e Santa Bernadete.
As intervenções preveem a construção de contenções com muros em concreto, indutores de retardo no fluxo da água, condutos forçados e estações de bombeamento que vão reduzir os alagamentos e beneficiar os moradores dos bairros Hauer, Fanny, Lindóia, Parolin e Guaíra (saiba mais aqui).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba