Apoio ao Rio Grande do Sul: sede da Câmara de Curitiba é iluminada
Iluminação nas cores verde, vermelho e amarelo remete à bandeira do Rio Grande do Sul. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Entre quinta-feira (9) e sábado (11), o Palácio Rio Branco, prédio centenário, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), brilha em apoio ao Rio Grande do Sul, estado brasileiro atingido pelas maiores enchentes de sua história. A iluminação cênica, nas cores verde, vermelho e amarelo, remete à bandeira gaúcha. O ato simbólico partiu da Presidência da Casa.
Além disso, a Câmara de Curitiba segue mobilizada na campanha para arrecadar doações às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Desde a última segunda (6), o Legislativo conta com dois pontos de coleta, localizados nas portarias dos anexos 1 (em frente à praça Eufrásio Correia) e 2 (avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).
Neste momento, o principal pedido é para que pessoas doem água mineral. A campanha também busca arrecadar alimentos não perecíveis, em especial enlatados, itens de higiene e de limpeza. Qualquer pessoa que deseje ajudar pode fazer a doação nos locais de coleta.
Na manhã da última quarta-feira (8), a Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura de Curitiba, buscou a primeira remessa de donativos entregues na Câmara Municipal. A campanha para ajudar as cidades gaúchas foi prorrogada por tempo indeterminado e haverá uma nova coleta de doações no começo da próxima semana.
Segundo balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado ao meio-dia desta quinta, a tragédia deixou 107 mortos, 374 feridos e 136 desaparecidos. Foram afetadas 1.482.006 pessoas, em 428 dos 497 municípios do estado. Há 67.563 pessoas em abrigos e 165.112 desalojados (na casa de amigos ou familiares).
Quando a sede da Câmara de Curitiba é iluminada?
Construído na última década do século 19, o Palácio Rio Branco abriga o trabalho dos vereadores de Curitiba desde 1963. Antes disso, ainda com o nome de Palácio do Congresso, sediou a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). O edifício foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).
Desde 2019, a Câmara de Curitiba adota a iluminação externa do Palácio Rio Branco como forma de simbolizar o apoio a diferentes campanhas e a outros temas de interesse público. No ano passado, ´por exemplo, a maior parte das iluminações foi voltada ao apoio a campanhas na área da saúde.
** Fotos internas da matéria: Carlos Costa e Bruno Slompo/CMC
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba