Apoio ao esporte nas atividades de vereador

por Assessoria Comunicação publicado 29/11/2010 19h50, última modificação 01/07/2021 10h45
“Além de prevenir doenças, a prática de esportes é uma forma divertida de exercitar o corpo e a mente, ensinando a importância de levar a vida com paciência e persistência, além de favorecer a inclusão social, aproximando culturas e pessoas”, disse o vereador Juliano Borghetti (PP), no final de semana, na abertura do campeonato brasileiro de punhobol mirim. Borghetti busca incentivar  as crianças para atividades que beneficiem o bem-estar e saúde, por serem fundamentais para a manutenção de uma vida melhor.
O vereador também participou do Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama. O evento foi marcado por ações de conscientização em todo o Paraná e pelo lançamento de um selo especial em homenagem à data na Boca Maldita, no centro de Curitiba. O selo, lançado pelos Correios, traz o laço cor-de-rosa, símbolo mundial da campanha, e o número da lei estadual (14.854/05). Foram impressas 12 mil unidades nesta série especial. “É a participação dos Correios nessa causa nobre. Com os selos vamos divulgar pelos quatro cantos do Paraná e do Brasil esse importante trabalho”, ressaltou o diretor regional da empresa, Itamar Ribeiro.
Voluntários do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol) e da Fundação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fenama) passaram o dia todo orientando mulheres e homens que passavam pelo local. Foram distribuídos laços cor-de-rosa, cartilhas e folders com informações sobre a doença.
A presidente do Humsol, Tânia Gomes, explicou que o trabalho de conscientização tem resultado, ainda que a longo prazo. Segundo ela, campanhas semelhantes feitas nos Estados Unidos resultaram, após 20 anos, na diminuição dos índices de mortalidade naquele país. “É possível vencer a luta. Iniciamos o movimento no Paraná com a sensibilidade da deputada Cida Borghetti. Precisamos desmistificar os preconceitos e restrições que ainda existem sobre a doença. O diagnóstico precoce possibilita a cura em até 95% dos casos”, frisou Tânia, que venceu a doença há cerca de 10 anos.
Dados
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Contudo, especialistas apontam que, com o diagnóstico precoce, a chance de cura é elevada.
O número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil em 2010 será de 49.240, com um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres. No Paraná, devem ser diagnosticados este ano 2.990 casos novos, correspondendo a uma taxa de 54,46% da população feminina, enquanto em Curitiba serão 730 mulheres acometidas pela doença, uma taxa de 77,62%.