Aplicação dos 5 "S" tem avaliação positiva

por Assessoria Comunicação publicado 23/04/2010 14h50, última modificação 29/06/2021 09h24
O resultado da primeira avaliação da aplicação dos 5 “S” na Câmara Municipal de Curitiba  foi positivo para o Comitê de Gestão para a implantação da ISO 9001. Dos 24 setores visitados, 54% apresentaram desempenho ótimo ou bom na adesão ao programa de qualidade total. Nos gabinetes, 50% mantiveram a organização de acordo com o que foi orientado. A aplicação dos 5 “S” (senso de utilização, senso de arrumação, senso de limpeza, senso de saúde e higiene e senso de autodisciplina) inicia o processo para a certificação 9001.
“Houve uma evolução perceptível em alguns setores em decorrência do comprometimento com o programa. Percebemos que as pessoas estão motivadas e preocupadas em melhorar”, disse Eponino Macuco Neto, diretor contábil e financeiro da Casa.
Para os setores que ainda precisam se adequar às diretrizes dos 5 S, será dada uma atenção maior e uma assessoria personalizada a partir de agora, de acordo com as dificuldades encontradas. Além disso, para a segunda quinzena de maio está prevista uma palestra geral. “Para que as pessoas continuem motivadas a manter a qualidade”, complementou o especialista em gestão de qualidade, Dieter Claus Josef Jäckel, que está fazendo este trabalho de aplicação dos 5 S. A proposta neste encontro é mostrar o exemplo de um dos setores onde o processo funcionou bem. Um dos pontos principais a serem trabalhados é a questão dos materiais descartáveis. O Comitê pretende reforçar a importância da separação do lixo.
O Comitê Operacional também deve se reunir no início de maio para complementar as ações.
Licitação
Macuco informou que será aberto processo de licitação para eleger a empresa especializada para a implementação da Iso 9001.