Apenas 6,3% das brasileiras são empreendedoras, diz palestrante

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2017 12h05, última modificação 15/10/2021 08h11

Conselhos sobre investimentos e economia doméstica. Esse foi o tema da palestra “Mulheres acima da média”, da consultora Audrey Barneche, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) no auditório do anexo II da Câmara de Curitiba. A atividade foi uma iniciativa do Departamento de Administração e Finanças (DAF) e com apoio do Banco Itaú.

Para Audrey, que foi ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios de Santa Catarina, em 2012, economizar significa fazer boas escolhas e isso significa investir bem os próprios recursos. Nesse sentido, economizar todos os meses e investir corretamente são as formas mais adequadas de se atingir crescimento financeiro, disse a consultora.

Audrey trouxe alguns dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil conta atualmente com 98,6 milhões de mulheres, sendo que 6,3% são empreendedoras. Os principais investimentos são: poupança (74%); imóveis (10%); fundos de investimentos (9%); previdência (7%); e ações (3%).

A palestrante explicou que em termos de finanças, a vida se divide em três fases: poupar, rentabilizar e preservar. “Para fazer riqueza é necessário fazer sobrar”, explicou ela, que também listou algumas condutas necessárias para o sucesso nos investimentos: cuidar com os ladrões do mercado [os juros]; fazer contas; comparar preços; ter um controle mensal de gastos [orçamento doméstico]; ter um plano de investimentos.

Audrey mostrou uma fórmula matemática que determina se o patrimônio de uma pessoa está coerente com sua idade: renda bruta anual x idade / 10 = patrimônio desejado. A consultora acredita que apesar dos eventuais problemas, o Brasil ainda é um país de oportunidades e quem tiver disciplina pode alcançar bons resultados com os investimentos.