APACN busca ajuda para crianças com neoplasia

por Assessoria Comunicação publicado 03/08/2011 19h15, última modificação 11/08/2021 09h06
A convite do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), o presidente da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), Antônio Carlos dos Santos Lima, falou aos vereadores sobre os objetivos e atividades da entidade, criada em 1983. A exposição aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), durante espaço destinado à Tribuna Livre, na Câmara de Curitiba. Braga Côrtes explicou que a APACN oferece amparo a crianças e adolescentes, buscando humanizar o tratamento do câncer infantil, com apoio biopsicossocial e educacional gratuitos para elas e seus acompanhantes. “A ideia é mostrar aos demais vereadores o trabalho desenvolvido pela entidade, que se mantém por meio de doações da sociedade e trabalho voluntário, para que a partir do ano que vem nós, vereadores, possamos destinar emendas orçamentárias, contribuindo para a continuidade desse belíssimo trabalho”, ressaltou.
De acordo com Santos Lima, a APACN é uma instituição sem fins lucrativos e a primeira do Brasil que apoia, ampara e garante dignidade às crianças e adolescentes com câncer. A associação disponibiliza alimentação, transporte urbano, auxilia no vestuário, no tratamento médico e dentário. Ainda hospeda, na sede principal, no bairro Tarumã, as crianças e acompanhantes vindos de outras cidades.
Para se manter, a associação realiza uma série de ações e eventos pontuais, para alertar, conscientizar e educar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e seus primeiros sintomas. Segundo o presidente da APACN, "a meta é fazer com que cada vez mais os paranaenses fiquem de fato esclarecidos sobre a doença".
Santos Lima agradeceu a oportunidade de expor as dificuldades e metas da entidade na Câmara e convidou os vereadores para participarem da campanha MC Dia Feliz, quando toda verba arrecadada na venda de sanduíches, no dia 27 de agosto, será revertida à APACN. “A ideia é concretizar o projeto desse ano, de comprar equipamentos e materiais para diagnóstico de leucemias por Fish. O equipamento custa cerca de R$ 213 mil e irá beneficiar milhares de crianças e adolescentes de Curitiba, região metropolitana e interior do Paraná”, explicou.
Unidades
Ao todo, a APACN conta com três unidades: a casa de apoio e sede administrativa, onde crianças e adolescentes ficam hospedados com seus acompanhantes durante o tratamento, independente do tempo e sem custos, possui 120 leitos; o Ambulatório Menino Jesus de Praga, que atua na área de hematoncologia, atendendo crianças e adolescentes residentes em Curitiba ou região metropolitana e da própria casa de apoio, e o Centro de Genética Molecular e Pesquisa do Câncer em Crianças (Cegempac), criado para desenvolver pesquisas para conhecer melhor as patologias do câncer e encontrar recursos terapêuticos mais eficientes.