Anunciadas mudanças na Secretaria Municipal do Urbanismo

por Assessoria Comunicação publicado 12/03/2013 16h35, última modificação 13/09/2021 10h36

O secretário municipal do Urbanismo anunciou, na Câmara Municipal de Curitiba, mudanças na pasta, como foco na descentralização e transparência. Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, que também comanda a Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo da FIFA 2014, participou da sessão desta terça-feira (12) a convite da Comissão Executiva da Casa.

O representante do Executivo falou sobre as atribuições da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), dividida em nove núcleos, do que já foi implementado nos primeiros dias da gestão e de projetos para a pasta. A primeira ação, relatou Cordeiro, recaiu sobre a escolha da equipe técnica. A segunda, voltada à solução de queixas frequentes, de falta de agilidade, foi a descentralização de pessoas e serviços e a ampliação da transparência. De acordo com ele, os chefes dos núcleos agora têm mais autonomia para a tomada de decisões.

Outro anúncio foi quanto ao Conselho Municipal do Urbanismo (CMU), que terá mudanças implantadas por meio de decreto. O estudo será finalizado ainda este mês e a expectativa é dividir o órgão em mais de uma instância, com a participação de entidades representativas. Quanto aos shoppings centers, a pasta finaliza levantamento de irregularidades. O documento será repassado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), que deve firmar Termos de Ajuste de Conduta (TACs) com os estabelecimentos.

O 1º vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), usou a tribuna para saudar o secretário. O presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas, Jonny Stica (PT), também deu as boas-vindas a Cordeiro. Ele destacou a pauta do colegiado para este semestre e anunciou a promoção de audiência pública, com a participação do titular da pasta, sobre a aprovação de projetos. A reivindicação por mais agilidade no trâmite é da construção civil.

Também participaram do debate os vereadores Tico Kuzma (PSB), Dirceu Moreira (PSL), Pier Petruzziello (PTB), Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN), Jorge Bernardi (PDT), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Bruno Pessuti (PSC), Cristiano Santos (PV) e Geovane Fernandes (PTB).